ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos continuar a conversar um pouquinho sobre essa situação de militares Norte-coreanos na Rússia e na Ucrânia.
Bom… em primeiro lugar é o seguinte: todas as “narrativas” com relação a militares Norte-coreanos ou na Rússia ou na Ucrânia “não apresentaram nenhuma prova”, por exemplo, os vídeos que se 'mostrou' podem ser de qualquer lugar do mundo.
Outra coisa a “narrativa divulgada” por Serviços de Inteligência, tando da Coreia do Sul, quanto da Ucrânia, deixa eu explicar uma coisa para você[s]: Serviço de Inteligência, ele não tem nenhum 'compromisso' com a verdade, ele serve um “propósito” é um poder, ou seja, ele não está preocupado se aquilo que ele está “divulgando” é verdade ou deixa de ser, ele está atendendo um “propósito” estratégico e geopolítico.
Por exemplo, outro dia, alguém veio falando: “háaa…mas o Serviço da Secreta da Ucrânia e da Coreia do Sul falaram que é verdade!” E daí… você acreditou! Eles não tem “compromisso” com você, ele tem “compromisso” com o poder ao qual ele serve e… não se apresentou nenhuma evidência até agora.
Agora, o que é “complicado” nessa história toda, é que a Ucrânia está no 'pior momento' dela e a Rússia no seu melhor; a Rússia consegue um nível de “engajamento” de [30] mil recrutas por mês, ou seja, [30] mil pessoas estão se 'voluntariando' todo mês. Precisa de [3] mil ou [10] mil soldados Norte-coreanos! O quê que vai fazer [10] mil soldados lá? São duas, três Brigadas, não muda muita coisa.
Repare, numa guerra dessa “envergadura” que somar os dois lados, Rússia e Ucrânia da + de [1] milhão e meio de soldados no Campo de batalha, não vai mudar nada! Agora agente tem que olhar a coisa, o Zelensky chegou a “pedir” todo tipo de armas dos Estados Unidos [EU], conseguiu os F-16 'provavelmente' a Rússia já “destruiu” todos, agente não escuta + falar de F-16, agora ele chegou a falar até em armas nucleares e mísseis tomahawk com alcance 25[00] km, os EU estão bastante “relutantes” a dar esse tipo de mísseis para o Zelensky.
Então, agente tem que lembrar uma coisa, essa “narrativa” de soldados Norte-coreanos que é sempre um país “exótico”, ela faz bastante sentido para o Zelensky, porquê duma certa forma “criaria uma comoção” pública nos EU em virtude da época eleitoral e os EU se sentiriam “compelidos” principalmente o Partido Democrata a “fornecer” melhores armas para a Ucrânia.
Mas, parece que a coisa não está “colando muito”, porquê o quê que esta acontecendo: uma boa parte da liderança dos EU, aquela parte + sensata, sempre tem, todo país tem, nenhum país é feito só de “tresloucados”, esse pessoal já está começando a “perceber” que a Ucrânia está fazendo água, a Ucrânia é um Vietnam do Sul 2.0 ou um regime afegão dos + modernos.
Está fazendo água, a Rússia “conquistou” recentemente 196 km da Ucrânia, a Cidade Pokrovsky vai “cair” a qualquer minuto, por isso, é muito “complicado” tudo que está acontecendo e… o pessoal não quer + reforçar insucesso lá entregando misseis que vão-lhes deixar numa situação “bastante complicada” com relação a Rússia, depois a Ucrânia “perde a guerra” todo esse “esforço” foi em vão.
E agente tem que lembrar também, que os mísseis, principalmente de defesa aérea que foram “enviados” para a Ucrânia estão fazendo falta no Médio-Oriente e Extremo-Oriente para os EU, porque se “estourar” uma crise com a China principalmente hoje, os EU vai precisar de defesa aérea, a própria defesa aérea de Israel já está numa situação bastante complicada.
Então, o que que agente vê nessa história toda é, um Zelensky “desesperado”, eu penso que ele precisa começar a preparar o imperialismo, o imperialismo todo começa a preparar “narrativa” para debacle ucraniano. Logo, essa “narrativa” pode ser tanta a presença de tropas Norte-coreanas e uma série de outras coisas, mas eles começam a “preparar o público” já para essa “narrativa”, lógico que dificilmente a coisa vai vir na véspera das eleições dos EU.
Repare, agente sabe que as más notícias vem sempre depois da eleição, ninguém conta más notícias antes de casamento e antes de eleição, essa que é a verdade. Mas, agente pode colocar as coisas duma outra forma também. Vamos fazer o papel do advogado do diabo, vamos “supor” que esses Norte-coreanos, seja verdade, que a Rússia esteja “pedindo o auxílio” deles, nós temos que lembrar uma coisa, se essas tropas 'forem usadas' em Kursk não é nada de anormal, porque é um território da Rússia.
Agora, pode ser que elas 'sejam empregadas' na Ucrânia, mas… agente tem que olhar seguinte; qual é o “raciocínio” da Rússia: “nós já estamos ganhando a guerra” pode haver o “desespero” do imperialismo no sentido de fazer a NATO entrar na Ucrânia e… se isso acontecer, eles já vão ver que estão em guerra com a Coreia do Norte também e que a coisa pode-se complicar bastante. Então, pode haver esse tipo de “raciocínio” eu acho + remoto, mas… como observadores desta guerra nós temos que olhar todas as possibilidades estratégicas e… essa não pode ser escanteada.
Mas, no geral o que agente vê é “inocência”, se fala muito de tropas Norte-coreanas, mas… não se tem prova, não se apresentou nenhuma prova até ao momento, logo o que vai acabar acontecendo nessa brincadeira, se… for apresentado prova, eu acho que, já é um encaminhamento da “narrativa” para dizer quê a Rússia “ganhou a guerra” por causa da Coreia do Norte, se não for apresentado, depois se esquece esse assunto.
Mas, de qualquer forma o Zelensky vai ter “dias difíceis” pela frente, ao que tudo indica a possibilidade do Trump “vencer” essa eleição nos EU é muito grande, não dá para “cravar”, ainda mas… é grande a possibilidade e… se isso acontecer o fantoche Zelensky sabe que está “acabando” para ele, por isso, ele vai precisar de dar um jeitinho.
Agora, no caso de uma vitória da Kámala, agente tem que olhar que os Democratas, esse Partido da guerra eles vão ter que “pensar” e “avaliar” os seus novos caminhos agora, porquê as coisas não vão bem para Israel, não tem recursos logísticos industriais para manter tanto a Ucrânia como Israel, logo vão ter que escolher um, é + fácil “abandonar” a Ucrânia que já está “podre” e “investe” em Israel porquê? Porque Israel não estará “enfrentando” na verdade o Hezbollah e o HAMAS, mas…está “enfrentando indirectamente” o Irão. E…é um “desafio” muito grande para os EU, um país com recursos Industria, de matéria matérias-primas imensos; o Irão, a Rússia e a China também estão formando uma aliança.
Então, agente tem um “problema estratégico” muito grande, essa que é a grande verdade, e… esse caso Norte-coreano, eu acho quê não faria diferença nenhuma se… a Coreia do Norte estivesse ali, porque [10] mil militares “quê não falam russo” a integração ia ser muito difícil. A integração é uma coisa bastante complicada, 'módus operandi' , doutrina, integração, sistemas de comunicações, link’s de dados e…uma série de outras coisas.
Portanto, não vejo muita “oportunidade” de militar nisso, mas…uma “oportunidade” política e Diplomática agente até poderia ver, mas…eu acho essa história está muito nebulosa.
Vamos aguardando.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [3] de Novembro, 20[24]