ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Minhas caras, meus caros. Todas sabem que eu não “torcia” pela vitória do Donald Trump na 'disputa' pela Presidência dos Estados Unidos [EU]. Não “torcia”, mas ao mesmo tempo sempre disse que eu tinha os 'piores pressentimentos'. Bom, eu não vivo de 'pressentimento', eu vivo de “análises”, mas sempre pareceu-me muito difícil que a Kámala Harris 'conseguisse vencer', teve ali quando ela “substituiu” o Biden disputa, teve um momento de “ascensão”, mas…as pesquisas eleitorais sempre apontaram um empate rigoroso, muitas vezes aliás, erraram bastante porquê o Trump “venceu” no voto popular, enquanto estou escrevendo são [3:39] da madrugada + de cinco milhões de votos e… vai “vencer”, também no Colégio eleitoral, quer dizer, fará a maioria no Senado ou já tem a maioria no Senado e muito provavelmente na Câmara dos Representantes.
Sem dúvida, o Trump vai “governar sem nenhuma dificuldade” e portanto uma vitória absolutamente maiúscula. O que ele vai fazer com essa vitória?
Bem, ele “discursou” nesta madrugada antes ainda a situação está matematicamente resolvida, porque em tese pode haver uma 'virada' mas…na vai acontecer, teria de acontecer o quase impossível, portanto não vai acontecer, ele é o Presidente eleito dos EU. E fez o seu “discurso” da vitória claro quê foi “mansinho” até, considerando a “raiva habitual” com que ele se manifesta, até foi “tranquilo” pelo menos não “prometeu matar ninguém” como ele andou fazendo com os imigrantes 'na pena de morte', até aqui foi “tranquilo”.
Fez um “discurso” um pouco descosturado parecia quê tinha tomada um “acalmante”, estava frio, mas… foi explicito: “vou cumprir todas as minhas promessas”. Agora, o que significa isso é, o que nós vamos ver, exemplo entre as promessas; “deportações” em massa. Ele avisou, fará 'movimento de deportação’ da história dos EU, por isso, podemos antever milhares de pessoas enfileiradas debaixo de baionetas sendo 'expulsas' dos EU.
Fechar a economia ou sobretaxar importações o que para os nossos países [África] é muito prejudicial. É claro quê no primeiro momento, ele tem a Industria dos EU como alvo a “protecção”, mas… quando se inicia o “movimento proteccionista” é claro quê isso vai-se estender as meterias primas e os EU são uns dos nossos parceiros comerciais, primeiro a China e os EU. Mesmo em relação à China dependendo do que ele faça será prejudicial para Moçambique, porquê isso pode “criar dificuldades” para China importar matéria-prima moçambicana, uma vez que, pode desacelerar sua economia. Vamos ver, mas… e isso pode “desordenar” a economia mundial, vamos ver o que ele vai fazer.
Os EU, “deve sair” do Acordo de París, porquê o Trump não “acredita” em desequilíbrio climático, prometeu aliás “incentivos” a Indústria do petróleo nesse “discurso” e… também disse quê ia “perseguir” seus adversários, além de “perdoar” a si mesmo e aqueles que “invadiram” o Capitólio em [6] de Janeiro de 20[21]. Vai fazer tudo! Não sei.
Guerras. O Trump disse: “Vou acabar com as guerras”. Bom, no Médio-Oriente com Israel não vai acontecer nada, não “acredito” nem que o Trump possa ser “pior” para os palestinianos do que a Administração Biden foi, o que aliás “custou caro” do ponto de vista eleitoral aos Democratas.
Ele, também disse, que “vou por fim a guerra da Ucrânia com a Rússia”. Lembrando, quê o Tramp se dá muito bem com o Presidente Vládimir Putin, aliás um dos “derrotados” desse resultado é o Zelensky e… pode esperar se o Trump “cumprir a promessa” vai chamar o Zelensky e dizer no focinho: “meu filho, acabou a festa; entrega Crimeia e aquela parte da Ucrânia deixa lá para o Putin e…vamos por fim essa guerra, porquê eu não vou botar + os bilhões quê o Biden está colocando”. Isso pode acontecer!
E, o Elon Musk vai ser um dos homens forte na Administração Trump, ele “cantou as glórias”, ficou falando da beleza do foguete super Heavy propulsor da Starship, que “voltou” ao seu lugar e… disse quê o Trump é um grande génio, que aliás cometeu toda sorte de “absurdos” com a X em defesa da Candidatura do Trump inclusive distribuindo dinheiro, disse também que o Robert Kennedy Júnior um “negacionista” vai ter importância na saúde e como afinal de contas é o Donald Trump.
O Dana White o homem do UFC [Ultimo Campeonato de Combate], também discursou “exaltando” a sua trajectória do Trump.
É claro, nesta Quarta-feira os trumpistas, bolsonaristas… estão em festa.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [6] de Novembro, 20[24]