ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Conforme eu havia prometido hoje nós vamos conversar sobre as guerras que Vládimir Putin fez desde que assumiu o poder na Rússia em 19[99]. Mas, antes de tudo eu preciso fazer um “esclarecimento” aqui: tem gente que diz “háaa…o sr ten-coronel, você tem 'preferência' pelo Putin!”. Na verdade, não é isso! O “critério de escolha” de assuntos para analise aqui é um só: é aprendizado! É, o quê que isso vai “acrescentar” ao conhecimento de assuntos militares… das pessoas, eu procuro falar de coisas quê realmente aconteceram e…você têm lições a tirar disso.
Agora, Vladimir Putin é um 'sujeito' com o qual você não “desperdiça” conversa; ele não vai-te falar muita coisa, ele fala no momento certo, não é que nem uns outros que saem à-toa falando um monte de coisas quê “desequilibram” o mercado e etc. Vládimir Putin sabe o que está fazendo, por isso, tem que ser “analisado”, porquê Putin é uma “fonte” de informações e de aprendizado muito bom para quem “estuda estratégia militar” e “estratégia política”.
Então, hoje nós vamos ver as guerras que Vládimir Putin “travou” e fazer uma análise das mesmas.
- O fim da União Soviética [US]: no final de 19[91] a US deixa de existir oficialmente foi uma “agremiação” de Estados mantidos sob “tacão” do comunismo que durou por quase [70] anos. A antiga US preservava +– o que foi o Império russo sobre os romanov's que “congregava” [15] Repúblicas cada um com suas “particularidades” e etnias diferentes. O fim da US “significou” para Rússia um estado de “grande penúria” económica em paralelo 'estoiraram' diversas guerras civis nas antigas Repúblicas, a situação ficou tão instável quê muita gente começou a se perguntar se… o fim da US foi bom ou não tanto assim. Essas algumas guerras são aquelas quê aconteceram antes da chegada de Putin ao poder em 19[99]. Repere, quê…quando Putin chega ao poder em 19[99], ele encontra o “cenário muito complicado” principalmente porquê a Rússia havia sofrido uma “grande derrota” na Chechénia, por isso, quem diz que o 'episódio' de conflitos bélicos na Rússia ou o belicismo russo começa com o Presidente Vládimir Putin , isso é não é bem preciso, porque vocês irão ver o quadro entre o fim da US e “ascensão” dele em 19[99] que leva +– uns oito anos o país viveu um clima muito estável.
A seguir vamos ver as guerras que foram feitas efectivamente no Governo Putin:
- Guerra do Daguestão. Primeira delas é guerra do Daguestão em 19[99]. Daguestão é uma República russa e militantes islâmicos da Chechénia “invadiram” os russos responderam com força total enviaram milhares de soldados para lá + Força Aérea, Polícia etc. e acabaram expulsando os milicianos islâmicos, só que, em consequência começa a segunda guerra da Chechénia.
- Segunda guerra da Chechénia. Começa a segunda guerra da Chechénia, há que se, dizer o seguinte: essa é uma guerra que Putin “herdou” do Boris Yeltsin o seu antecessor, não obstante, as “humilhações” que os russos sofreram em 19[96], em 19[99] eles voltaram com carga total usando tudo que tinha , como consequência, morreu muita gente em Grozni que era a Capital , foi “arrasada” os russos perderam +– [7] mil militares e os chechenos + de [25] mil e milhares de civis mortos também. Mas, na prática a Chechénia voltou a fazer parte da Rússia e…foi uma vitória dos russos, senão, apesar das incriminações morais e de “toda violência” que foi empregado os russos efectivamente ganharam essa guerra.
Então, vocês “observam” em todos esses conflitos há uma coisa interessante: as guerras quê Vládimri Putin “travou” diferentes dos antecessores eram primeiro limitadas, segundo muito bem planificadas e terceiro eles sabiam quê havia “razoáveis” chances de vitórias. Ou seja, souberam “delimitar” os objectivos, foram bem pelo chão nas ambições estratégicas deles nessas guerras, por isso, eu acho quê isso é uma coisa que marca o “mudos operandi” do Presidente Putin em termos de operações militares; dele e lógico dos Generais dele, que é, eles entram numa guerra para ganhar.
Por exemplo, essa coisa que agente vê toda semana; toda semana aparece uma reportagem por ai na imprensa imperialista; terceira guerra mundial, quê a Rússia vai “invadir” a Europa. Por favor pessoal, vamos parar “de brincar” com a inteligência do assinante! Vládimir Putin não é nada disso! O que eles querem é manter a Rússia “inteira” até porquê, se…não fosse algumas dessas operações a Rússia já teria se “desintegrado ”faz tempo ou entrado em guerra civil e… o que é pior com armas nucleares.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [05] de Dezembro, 20[24]