ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O presidente da Ucrânia o Volodymyr Zelensky “demitiu” + um General do seu exército que é um “indício” de que as coisas não estão indo muito bem para as Forças Armadas de Ucrânia.
O Zelensky, “demitiu” o General Oleksandr Pavliuk, ele era o Comandante das Forças Terrestres da Ucrânia e foi “substituído” pelo Mikhail Drapaty. Mas, o quê que é importante em todas essas notícias. O que está acontecendo com a Ucrânia é muito complicado, porquê? Porque há uma “escassez crónica” de pessoal, de material, a Rússia está “avançando” bastante no Donbass, não obstante, esses “ataques” com armas de longo alcance, principalmente o Storm Shadow dos Estados Unidos as “condições” do Campo de batalha elas ‘não estão se alterando'; a Ucrânia consegue esses “sucessos pirotécnicos”, mas há poucos “avanços” no Campo de batalha.
Então, agente tem que colocar aqui também que o General Drapaty, ele “assume” o Comando das Forças Terrestres e o Coronel Oleg Apostol foi “apontado” como Vice-comandante Chefe das Forças Armadas da Ucrânia. É interessante porquê Major-General é +- ai um General de Brigada e um General de Ramo nas Forças Armadas moçambicanas, normalmente um “Cargo” desse é de General de duas estrelas.
Ora, o quê acontece é que provavelmente eles estão 'pegando' umas chefias + jovens no exército ucraniano e o Drapaty já tinha trabalhado na “organização” da defesa de Kharkiv e o Apostol foi Comandante da 95ª Brigada de assalto aéreo independente, ou seja, são dois militares com “bastante experiência” em combate isso é “positivo” para as Forças Armadas da Ucrânia.
Mas, o problema na verdade não é esse, agora já não é um problema de você ter “militares de renome” no Comando, a Ucrânia 'enfrenta' um problema logístico, um problema industrial e também um problema de efectivo [homens] você pode colocar um “génio” militar da guerra ali que vai ser “difícil” resolver isso. E outra, o “ataque” ou os últimos “ataques” da Rússia foram bastante pesados, eles visam “destruir” a infra-estrutura de energia da Ucrânia para “proporcionar” um inverno bastante complicado para a população ucraniana, por isso, agente acha que as coisas vão ficar “bastante difíceis” nesse inverno, a Rússia está fazendo “ataques” pesados, ameaçou agora fazer um outro “ataque” com o míssil Oreshnik, agente não sabe se isso vai acontecer, mas a NATO parece que não deu muita “importância” para isso.
Por exemplo, outro dia vi um Comentarista na CNN/Portugal comentar quê os ucranianos estão “operando” o Storm Shodow, falei olha… isso ai realmente é “revelar” uma 'ignorância' muito grande de como as coisas funcionam com esses artefactos + complexos, mas…enfim essa é a imprensa que agente tem por ai.
Agora, tem um facto “relacionado” a guerra da Ucrânia que é “interessantíssima”, quatro Deputados federais brasileiros visitaram Kiev semana passada, parece que foram “convidados” pelo Embaixador ucraniano no Brasil que é o Andrii Melnyk, ele “elogio” a iniciativa desse Deputados todos eles da ala bolsonarista.
Olha pessoal, quanto a “deslocação” desses quatro Deputados brasileiro a Kiev, vamos colocar as coisas da seguinte forma: primeiro quê uma visita dessas não tem nada a ver com “interesse” brasileiro; Brasil têm boas relações comerciais com a Rússia, com o Sul global, com os BRIC’s e a Ucrânia não está “inserida” em nenhum contexto desse.
Segundo, também que esses parlamentares deviam estar em Brasília trabalhando, acho quê tem muita coisa lá para “resolver”, porquê “resolver” a guerra eles não vão, não fizeram nada de útil lá, nada de importante para o Brasil, pelo contrário à semelhança daquela vista de líderes africanos a Kiev o ano passado, só apareceram, foram exibidos, ou seja, foi uma “visita” completamente “desconectada” dos interesses do Brasil, pelo contrário até “atrapalhou” o Brasil, por isso, eu acho quê deram uma bola fora muito grande “visitando” a Ucrânia, essa que é a verdade.
Se você quiser escrever/fazer uma “Moção” para Ucrânia no Parlamento/ Congresso vá lá. Agora, primeiro quê o Deputado brasileiro à semelhança do nosso não resolve as coisas, vai resolver na Ucrânia?!Um país em guerra?! A “guerra + violenta” do mundo, do nosso século quase à “beira” de uma terceira guerra mundial! O que que um Deputado brasileiro vai fazer lá! Épháaa…essa gente é muito ridícula; eles perderam o “senso” do ridículo, o “senso” até histórico de achar quê gente “insignificante” como esses quatro Deputados brasileiros vão fazer a “diferença” num conflito como esse.
Mas, enfim…agente tem que “respeitar” quê essas pessoas à semelhança as nossas foram colocadas lá por voto popular e…é o que tem para hoje, mas isso “mostra” bastante o “nível” de certas pessoas que agente anda “elegendo” ai ultimamente. Quer dizer, uma vista tremenda de uma bola fora, essa gente não sabe de história, não sabe de geografia, não conhece nada, não sabe para onde o mundo está indo.
Se agente pegar os quatro é capaz de não saber “apontar” onde fica a Ucrânia no Mapa, essa que é a verdade. De facto, eu achei um dos factos + “ridículos” da semana passada, aconteceu muita coisa “ridícula” no mundo semana passada, mas essa é uma das + “ridículas”, foi um papel extremamente “ridículo” o que esses quatro Deputados fizeram para o Brasil principalmente e… precisávamos perguntar também quem foi que pagou aquela vista, se é o erário público não tem justificativa nenhuma.
Portanto, essa é a situação que nós temos hoje, a Ucrânia numa situação “dificílima” vamos esperar e ouvir se esses quatro Deputados brasileiros conseguiram resolver o problema da guerra.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [01] de Dezembro, 20[24]