ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Aproxima-se a “posse” do Presidente Donal J Trump, agora dia [20] de Janeiro e cresce a “apreensão” com relação ao futuro da NATO, a poderosa [Organização do Tratado Atlântico Norte].
Bom, o que acontece é o seguinte: o Presidente Trump ele tem uma “visão” muito comercial do mundo, por consequência, “gastos” com defesa e guerra não é muito chegado ele “prefere” ganhar na venda no comércio, quer dizer, ele é avesso a NATO.
Na sua última Administração ele já tinha-se “estranhado” bastante com a Organização, porquê os Estados Unidos [EU] é quem + gasta com a NATO e agora tem um diferencial; se antes o “exigido” da NATO era 2%, agora já vai “subir” para 3%, mas eu acho quê que vai “bater” 5 a 7%, logo quem não “cumprira” 2% não vai “cumprir” 3, essa que a verdade.
Qual é a tendência disso. A tendência é os EU “estranharem-se” com os demais países da Europa até porquê o Trump, ele é uma das pessoas “adeptas” de fazer um “pivô estratégico” para o Pacífico, ou seja, “conter” a China na região do Indo-Pacífico e isso seria um certo 'desvio' das intensões originárias da NATO quando foi criada em 19[49].
Então, agente prevê que é possível quê haja uma série de problemas entre o Escritório do Presidente Trump e os seus parceiros europeus imperialistas. So quê, agente precisa pensar o seguinte: o Trump não vai “chegar” de próprio punho e…assinar a saída dos EU da NATO, ele vai “precisar” enfrentar oposição, ele vai precisar enfrentar oposição no Congresso, no sector de armamento e…uma série de outras coisas ai,por isso, não vai ser fácil.
Só que, agente precisa olhar uma outra coisa importante como factor adicional. A NATO “não é apenas” uma entidade militar, ela tem um “peso político” muito grande mundo lá fora e…há quem “suspeite” que a NATO está seriamente envolvida em tráfico de armas e outros crimes fora das fronteiras da Europa, logo, o Trump está “agitando” uma Cria de leão bastante grande e a luta quê ele vai ter , vai ser bastante difícil.
Uma outra coisa quê “vai pesar” a favor dele é o “fracasso completo” da NATO na guerra da Ucrânia, a NATO está “levando a pior”, até agora pelo menos, porquê agente não sabe como é que essa guerra vai evoluir até a chegada do Trump, hoje faltam [26] dias para ele tomar posse e em [27] dias pode acontecer muita coisa no “tabuleiro geopolítico”, mas no momento se a “decisão” fosse hoje a NATO está em mãos lenções.
Repare, isso favoreceria uma eventual “retirada” dos EU da NATO pelo menos valoriza a “pule” no sentido de obrigar os países imperialistas europeus a contribuírem + em termos económicos com o Orçamento da entidade, mas é uma situação muito complicada, porquê observem no caso da Alemanha que é um dos principais Exércitos da NATO além dos EU e Turquia. O próprio Exército alemão está “depauperado” é um Exército sem…primeiro quê ao longo dos anos foi 'decaindo' depois quê acabou a guerra fria e eles mandaram muito material para guerra da Ucrânia, então o Exército precisaria hoje ai de [20] a [100] bilhões de dólares para se reconstruir.
A Alemanha, todo mundo sabe não está numa situação muito difícil, quer dizer, ela teria três tarefas:
- Reconstruir a sua economia,
- Reconstruir o Exército e
- Aumentar o “gasto” com a NATO.
Olha, eu acho muito difícil fazer essas três tarefas no curto prazo dado o “cenário adverso” que nós temos, “cenário” esse causado pelo próprio Trump, porquê se ele 'sobrecarregar' a Europa imperialista de tarifas a situação da economia industrial europeia que já não é boa, pode “piorar bastante”, por isso, vai ser uma das coisas + “interessantes” da Administração Trump a maneira como ele 'vai lidar' com o caso NATO, não há, optimismo dos lados do Atlântico.
Lógico, é o que eu falei, “ haverá resistência” se ele quiser acabar com a NATO, mas não há optimismo quanto a situação da Organização, porquê na verdade, ele não precisa “acabar efectivamente” com ela, o que ele tem que fazer ou o que ele precisa fazer é “criar obstáculos”, só isso, vai deixar a entidade numa situação bastante difícil. Porque por exemplo, uma coisa quê ele deve impor como condição é a NATO se “engajar” + no esforço dos EU para conter a China no Pacifico, mas isso é + caro ainda do que “conter ameaça” russa, porquê envolve o envio de Navios, aeronaves e tropas para o extremo Oriente e…tudo isso é muito caro, é “difícil explicar” para a sociedade da Europa imperialista que já vem 'sendo castigada' pela “debacle” económica do último ano
Enfim, os “obstáculos” de parte a parte vão ser bastante grandes, lógico pode 'haver negociação' ,nesse caso ai, para o Trump seria “interessante” o fim da guerra da Ucrânia para ele 'poder dedicar-se' aos objectivos geopolíticos no Pacifico. Mas, mesmo assim, a Rússia se ela “perceber” quê o Trump tem muita “vontade de negociar” ela vai tentar extrair o máximo que ela puder dessa “negociação” , essa que é a verdade.
Por isso, o Trump tem um “desafio” muito grande pela frente, porquê a Casa Branca que ele vai encontra hoje é muito diferente daquela quê ele deixou há quatro anos atrás, as “dificuldades” são um pouco maiores, são desafios + complexos e…vai ter quê trabalhar isso com muita “parcimónia”, com muita inteligência, vai precisar de uma equipa muito boa, a equipa dele agente vê que é um pessoal que vem com sangue nos olhos, mas eu não sei se essa gente vai ser “pragmática” o suficiente para tomar as medidas que precisam ser tomadas quê são bastante complexas.
Repare, só idealismo, só vontade de resolver as coisas não vai alterar, não vai apresentar efectivamente os resultados que o Trump precisa, e…na Europa imperialista há “muita apreensão” com relação a isso, porquê os países sabem quê se os EU por acaso “balançarem” com a NATO os problemas serão muito graves, eles têm plena consciência disso e que a Europa imperialista sozinha não tem condição de tocar a Aliança Militar.
Por tanto, esse é o quadro quê nós temos hoje, eu acho que, está todo o mundo “retraído aguardando” o Trump chegar para ver o que que vai fazer, aguardando sempre os primeiros dias da sua Administração para tomar as decisões; a Rússia está nesse pé, a China também, o Irão e…uma série de países.
Vamos aguardar!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [24] de Dezembro, 20[24]