ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos falar um pouquinho sobre alguns pontos que estão bastante “obscuros” com a queda do Presidente sírio Bashar Assad.
Bom, conforme todo o mudo sabe o Presidente Bashar Assad da Síria, ele “caiu” no Domingo passado, o Governo dele foi “derrubado” a mídia russa informa quê ele estaria em Moscovo, “recebeu asilo” ali e agora a Síria tem um novo Governo.
Agora, a “velocidade” com que o HTS,na verdade, não é só o HTS é um “Consorcio” de grupos de insurgentes quê “derrubou” o Governo, “velocidade” com que eles avançaram na Síria não tem nada a ver com 'competência' e 'perícia militar' tem a ver com “suborno” os Generais sírios se venderam até dá para entender em virtude dos baixíssimos salários que recebiam e acabaram depondo as armas impedindo a tropa de “reagir” foi isso que aconteceu.
Provavelmente, se estão lembrados, agente outro dia levantou muitas dúvidas sobre como a Rússia e o Irão não conseguirão 'detectar' a concentração de tropas do HTS do Norte do país, depois derrubaria o Governo da Síria. Mas, a impressão é que a medida que as coisas “evoluem” agente vai reavaliando as nossas posições e o que pode ter acontecido é o seguinte: a concentração não era tão grande, não era uma coisa “tão alarmista” ela se fiava + na posição dos Generais sírios que venderam para os turcos ou para os EU do que praticamente no seu efectivo militar e provavelmente russos e iranianos sabiam desse “comprometimento” dos Generais sírios e avisaram o Presidente Assad eles provavelmente sabiam disso. E sabiam também quê se o exército estava nesse “comprometimento” não havia + o quê fazer, não adiantava mandar tropa lá entrar fazer o que fosse com o exército já tinha-se vendido para o inimigo.
Repare, essa situação é “bastante parecida” com o quê aconteceu em Nangorno-Karabahk há alguns anos atrás e agente tem que lembrar quê a Turquia foi “muito actuante” no apoio ao Azerbaijão, ou seja, é uma repetição do que agente viu no Iraque em 20 [03], na líbia em 20[11] compraram Generais que é um método bastante atractivo quê você “poupa sangue” , você não gasta muito dinheiro e você consegue um avanço rápido no Campo de batalha.
Também, agente tem que olhar outras coisas, como por exemplo, a Síria em termos económicos ela foi “deixada sozinha”, ela precisava de investimento e é compreensível quê a Rússia não tivesse condições de investir ali em virtude da guerra na Ucrânia, o Irão também em virtude de sanções e etc., mas a China deveria ter investido na Síria.
Agora, essa “derrubada” do Presidente Assad é muito má para o mundo multipolar, porquê que agente fala isso? Porque a Síria era um país anti-imperialista teria uma importância muito grande no Sul global e agora ela caiu. Por um, por outro lado, há muitas dúvidas sobre o “rumo” que o HTS vai tomar parece que eles ergueram a bandeira deles na Embaixada da Síria em Moscovo e não houve “protestos” da Rússia, mas até agora agente não sabe como está a situação de reconhecimento internacional desse Governo; isso vai apontar muito dependendo de como os EU “agirem” é um indicativo muito grande do “rumo” quê as coisas vão tomar.
O HTS ninguém tem duvida é a antiga Al-qaeda, esses “caras” eram terroristas e ninguém tem duvida a respeito disso! Se eles vão voltar “cheirosos e bonzinhos” eu não sei, não dá para dizer, mas… agente duvida quê seja boa coisa, ninguém espera muita coisa do HTS. E é “lamentável” quê o Presidente Assad chegou no fundo do poço, porquê a situação da Síria era o seguinte: os EU 'tomaram' um dos pedaços + importantes da Síria que era onde se produzia petróleo [regiões ricas] e a Síria ficou praticamente “aleijada” em termos económicos, ou seja, ela já não conseguia “gerar” receitas e…não “conseguia” pagar o exército dai…só foi “ladeira baixo”.
Dá para “entender” quê o Presidente Assad estava governando um país que era ingovernável e…ele foi indo, foi indo eu “acredito” que o Presidente Assad já estava “bastante cansado” depois de quase [14] anos de guerra sem fim. Agente precisa lembrar sempre que ela não era a “primeira opção” para governar a Síria. O falecido pai dele, o falecido Hafez al-Assad tinha nomeado como “herdeiro” o filho primogénito o Bassel al-Assad. O Bassel morre no acidente e o Bashar é quem se segue na linha de sucessão; ele era Médico oftalmologista em Londres onde ele conheceu a sua actual esposa.
Logo, pode-se dizer, que ele não era uma pessoa que tinha “grandes aptidões” vocacionais para o Cargo, ou seja, lhe veio às mãos de uma maneira assim “acidental” mas…a história é feita de acidentes; a história de forma alguma é linear e…eu “acredito” que ele tenha chegado no limite dele, parece isso, dá essa impressão às vezes que aconteceu isso, quê ele viu era ingovernável toda aquela situação.
Repare, a própria Síria, bem como o Líbano, o Iraque são “países difíceis” de serem governados pelas condições, por exemplo, vamos colocar as condições da Síria: você tem alauistas, você tem drusos, você tem curdos, você tem xiitas, você tem sunitas, você tem cristãos, ou seja, é uma miríade muito grande de povos, de desejos, de aspirações e de religiões e…é difícil você “coordenar” todos esses interesses.
Por exemplo, olhando para a situação de Moçambique agente já tem os nossos “desencontros”, agente começa a “imaginar” o quê que é a Síria, é muito difícil governar aquilo ali. Como o HTS vai “agir”? Épháaa…eu não sei porquê todo o mundo agora vai querer o seu “pedaço”: Israel vai querer garantir sua segurança, a Turquia vain querer garantir sua hegemonia, os EU devem tentar manter as suas Bases Militares ali, porquê para eles é um factor de importância no Médio-Oriente, a Rússia manter as dela também e… o HTS agora já é Governo vai ter que “atender” as aspirações de milhões de sírios.
Em síntese, têm muitas questões no “tabuleiro” para serem respondidas, mas… provavelmente o Presidente Assad foi “traído” pelos seus próprios Generais e…fica a lição: um Exército precisa sempre “receber muita atenção” do Soberano e… o Presidente Assad “deu sorte”, ou seja, conseguiu refúgio em Moscovo, “escapou” do destino que tiveram seus antecessores que também foram traídos que é o Khadafi e o Saddam. O Saddam enforcado e o Khadaf fuzilado.
Então, é realmente “bastante triste” tudo o que aconteceu com a Síria e…vamos “rogar” para que hajam dias melhores.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [12] de Dezembro, 20[24]