ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos conversar um pouco sobre o míssil russo que “acertou” um pouco muito próximo da Embaixada de Portugal em Kiev na Capital da Ucrânia.
A Rússia fez um “ataque pesado” ontem dia [20] de Dezembro, por volta de [7] horas da manha na Capital da Ucrânia, eles “atacaram” a Sede do SBU e diversos outros alvos, e um desses vidros [estilhaços] atingiu próximo a Embaixada de Portugal partiu vidros parece que não teve ninguém ferido, não tiveram danos de maior monta, ai Portugal 'chamou' o Encarregado de negócios da Rússia tem a série de protesto e etc.
Bom, ai agente tem que partir para algumas “considerações” isso é muito importante, porquê pode ter sido um erro o míssil se 'desviou', pode ser um estilhaço, pode ter sido um teste, sim e mil uma coisa. Na verdade, eu acho que a Rússia tem “capacidade” de atingir o que ela quiser em Kiev, isso é um facto. Agora, Portugal é um país que não tem “grande expressão” apesar de ser da NATO e não vai gerar grandes protestos apesar da solidariedade de algumas autoridades imperialistas não vai ter “grandes consequências” para Rússia.
Agora, agente tem que lembrar o seguinte: Estados Unidos “atacou” a Embaixada da Síria na guerra da Jugoslávia 'matou' muita gente, Israel 'destruiu' praticamente o anexo da Embaixada iraniana em Damasco na Síria, os dois casos ficaram por isso mesmo, se a Rússia fizer alguma coisa de maior monta, não obstante a “grisa” da imprensa imperialista que tem duplo padrão para essas coisas, épháaa…eu não sei se a coisa vai prosperar muito.
Mas, agente tem quem olhar um “negócio” quê eu acho muito importante na história. A política da Rússia nessa guerra, a política militar dela é uma política “retaliatória”, então, acontece alguma coisa como a morte do General Igor Kirilov, o General que era encarregado pelo Programa de Armas Químicas, Bacteriológicas e Nucleares da Rússia e ai vem essas “retaliações”. A questão toda é que em termos militares se você só actua em modo “retaliatório” você vai perder, porquê? Porque você está sempre um passo atrás do seu inimigo, depois que ele faz você vai faz algo em cima.
O melhor método de “conduzir” uma guerra é o método preventivo, e a prevenção “exige” do país atacante uma certa “agressividade” que não parece ser o caso da Rússia. Eu digo, o caso de Israel, por exemplo, eles “detonaram” a Cúpula militar do HAMAS e do Hezbollah, agora estão “acabando” com o Exército da Síria, com a capacidade militar ofensiva da Síria e é assim que se joga. Quer você goste ou não goste de Israel em termos militares eles estão fazendo correcto, a Rússia precisaria ter uma política assim infelizmente ela não tem.
Então, o que acontece; esse pessoal do imperialismo [NATO] joga muito bem, essa turma está fazendo essas coisas todas tem [80] anos e… cedo ou tarde eles vão acabar “atingindo” um alvo “inabilitante” para Rússia, um alvo tão grande que vai “inabilitar” a Rússia. Quando mataram o Ismail Haniyeh em Teerão eu falei o próximo alvo é o Nasrallah, não deu outra, mataram o Nasrallah no Líbano, por isso, eu acho quê cedo ou tarde o imperialismo vai acabar fazendo um “ataque” ou contra o Putin, ou contra o Medvedev, ou contra o Lavrov quem quer que seja, mas… eles vão ”atacar“ uma grande personalidade da Rússia estão escalando e… vão acabar fazendo.
Agora, eu não acho quê essas coisas sejam de ucranianos, porquê para fazer uma ”operação“ dessa você precisa ter uma “estrutura” muito grande não sei se a Ucrânia tem e, eu acho assim quê os “ataques” da Rússia em “retaliação” , eles não atingem o alvo necessário que são activos da NATO, porquê que eu digo isso? Porque a NATO pouco se importa com a Ucrânia, se morrerem todos os ucranianos para NATO não “muda” nada! Quer dizer, eles não vão “alterar” a sobrancelha, não vai perder o sono e nem o apetite, porquê eles não ligam para isso, eles, simplesmente não se importam, para a Cúpula da NATO, o ucraniano e russo é a mesma, se morrer + ucraniano para eles é até “melhor” porquê vai sobrar + terras para ocupar.
Por isso, não adianta a Rússia ficar “massacrando” a Ucrânia que isso não vai ter efeitos, ela precisaria “actuar” em cima de “estruturas” da NATO e isso, ela não tem feito e…isso parece que ela não vai fazer. Ela não fazendo isso, a NATO se sente segura vai “conduzir” a Rússia para «corner do ring» e…uma hora dá um “cheque mate”, a possibilidade é alta, quem dúvida disso, eu falo sempre é só lembrar o caso do Haniyeh e do Nasrallah.
Agora, voltando para esse caso da Embaixada de Portugal em Kiev, eu acho quê não vai ter efeito desejado nenhum, porquê Portugal é um “país inexpressivo” em termos militares, também em termos geopolíticos, não obstante o “apreço” que nós temos pelos portugueses, mas isso precisa ser dito. Por um, por outro lado, a NATO vai continuar fazendo os “ataques” em profundidade na Rússia, fizeram um grande “ataque” em Kursk agora, tinham um grande ataque em Rostov também e…isso vai prosseguir, porquê exactamente como conforme eu disse, por “pusilanimidade” da Rússia, a Rússia não toma as medidas que precisaria tomar, não tem “agressividade” isso vai acabar acontecendo.
Quais são as consequências imediatas. Olha, eu acho que no Sul global, se a Rússia “perder” essa guerra; ela acabou! Ou seja, ela deixa de existir, o pessoal deixa de olhar para ela como «player» e… até a China vai ter que “pensar” duas vezes! Se a Rússia “perder” essa guerra ou se ela aceitar um «Acordo Meia Boca», um Minsk 3 ou um Astana 2 ela vai-se dar muito mal, as consequências vão ser muito pesadas para Rússia! Ela está deixando essas consequências chegarem nesse ponto, isso é, muito complicado.
Repare, isso que aconteceu na Síria “mexeu” muito com a “credibilidade” da Rússia, + da Rússia do que do Irão, porquê embora, eu não tire a razão do Presidente Putin, eles não pudessem fazer nada para “salvar” o Governo do Presidente Assad, eu acredito nisso, quê a Rússia fez o que podia, mas não é essa a percepção geral da opinião pública; agente percebe isso nas «redes sociais», agente percebe nalgumas matérias, agente percebe nos comentários que chegam aqui quê não caiu muito bem isso. Não obstante, a Rússia entrar em “modo controle de danos“, talvez fique com suas Bases, não interessa, porquê o problema todo é uma questão de percepção nós, vivemos na era das percepções, percepção conta muito.
E a percepção geral com relação a Rússia na Síria não foi muito boa! Eu acho para ”recuperar” isso, eles deveriam ter uma “performance melhor ” na guerra da Ucrânia, porque as atitudes que eles apresentaram até ao momento não tem resolvido o problema.
Portanto, esse vou o nosso assunto de hoje, vamos aguardar e ver quais vão ser as reacções, se a NATO vai “invocar” o artigo 5°.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, 21 de Dezembro, 2024