A estátua de Alberto Joaquim Chipande, um dos principais combatentes da luta pela libertação nacional e autor do primeiro ataque que deu início à guerra contra o colonialismo português, foi destruída nesta sexta-feira (6) e depois arrastada para a rua.
Durante o acto, foi apedrejada, pisoteada e muito mais, por manifestantes que apoiam a fase de manifestações 4×4, convocada pelo candidato apoiado pelo Podemos, Venâncio Mondlane.
Alguns usaram as mãos, outros utilizaram cordas, pedras, ferros e paus. A estátua de Chipande, localizada no início da avenida que leva o seu nome, foi derrubada várias vezes até finalmente cair.
A acção tem sido interpretada por diversos setores da sociedade, incluindo comentários nas redes sociais, como um sinal de que até mesmo os próprios conterrâneos do general na reserva Chipande estão fartos da governação da Frelimo, partido no poder há quase 50 anos.
Lembrando que na mesma cidade, os comités da zona da Frelimo e do município, governado pelo mesmo partido, foram vandalizados entre Quarta e Quinta-feira. (Mussa Yussuf)
INTEGRITY – 07.12.2024