Resgistou-se hoje (11) um confronto violento na zona limítrofe de Chimbazo, entre os distritos de Luabo e Mopeia, envolvendo agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e o grupo místico tradicional conhecido como Naparamas. O episódio ocorreu na sequência das manifestações populares contra os resultados das eleições autárquicas de 9 de outubro, que a população local considera fraudulentos, devido a múltiplos incidentes relactados durante o pleito.
Segundo fontes locais, a manifestação pacífica foi interrompida quando as forças da UIR recorreram ao uso de força, disparando contra a multidão. Em resposta, os Naparamas, conhecidos pela sua organização de defesa comunitária e crenças espirituais, retaliaram com armas tradicionais, incluindo azagaias, catanas e paus. O confronto resultou na morte de quatro agentes da UIR e no sequestro de um quinto elemento, além da destruição total da sede distrital do partido FRELIMO em Sangaraza, que foi incendiada pelos manifestantes.
De acordo com informações apuradas pela nossa Reportagem, duas viaturas da UIR estão a caminho de Mopeia para reforçar o contingente policial, numa tentativa de restaurar a ordem naquela circunscrição geografica.
In https://chuabofm.com/2024/12/11/mopeia-naparamas-enfrentam-uir-e-matam-4-agentes/