As populações de Miangalewa e Litapata, distrito de Muidumbe, na província moçambicana de Cabo Delgado, estão a abandonar as suas comunidades devido a movimentações de supostos grupos terroristas. Fontes locais disseram hoje (31.12) à Lusa que os rebeldes continuam na região.
"Quase ninguém está em Miangalewa, todos nós saímos para o planalto. Os rebeldes continuam por lá", deu conta uma fonte local, a partir de Mueda, distrito localizado a pouco mais de 40 quilómetros de Muidumbe.
A fuga de populares da região Miangalewa começou em 19 de dezembro, após um novo ataque protagonizado por supostos terroristas. O ataque aconteceu à luz do dia, por volta das 12:00 (10:00 em Lisboa) do dia 18 de dezembro, quando os supostos rebeldes entraram na aldeia a disparar.
A população de Litapata começou a abandonar a sua aldeia no dia 26 de dezembro, após também detetar a presença de supostos terroristas, disseram fontes locais. Os rebeldes apareceram no dia 25 em massa na aldeia, a cerca de 20 quilómetros da sede distrital de Muidumbe, o que levou a população a iniciar a fuga.
Miangalewa e Litapata são comunidades zona baixa de Muidumbe e que foram severamente afetadas pelos ataques dos rebeldes, desde o início em 2017.
LUSA - 31.12.2024