ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nós, hoje vamos continuar a conversar um pouquinho sobre o “assassinato” do General Igor Kirilov em Moscovo.
Bom, para quem não sabe o General Igor Kirilov foi “morto” na saída do prédio onde ele morava, ele e o ajudante de ordem por um bomba colocada num patinete, o “suposto” perpetrador do atentado já está preso seria um “puto” que nasceu no Uzbequistão e ele teria comprado um patinete “instalado” explosivo e… etc.
Olha pessoal é, ai que a coisa começa a “virar” um conto de fadas; agente sai da realidade militar e entra no conto de fadas, porquê? Porque esse tipo de explosivo tem que ser 'manuseado' por profissionais, porquê? Porque entra componente electrónico, entra uma série de coisas, miniaturização e etc., e um “amador” se ele 'manusear' isso a possibilidade de ter um acidente é muito alto, mesmo um profissional a dificuldade é grande.
Aonde eu quero chegar com isso? Quê primeiro esse “cara” não operou sozinho se é que foi ele. Se esse “cara” fez essa bomba ele já fez outras bombas, porquê ninguém acerta assim de primeira o + provavelmente é que ele não tenha feito, outra coisa, também é que, uma “operação” dessa no geral é uma “operação” ampla, porquê? Porque geralmente quem faz o 'levantamento' do alvo não é o mesmo que vai perpetrar.
Nesse caso, o pessoal sabia da rotina do General, onde ele morava, os horários dele, ou seja, fez-se um 'levantamento' da região, certamente, é coisa feita por profissionais não dá para acreditar quê um “puto” daqueles fez tudo isso sozinho, épháa…isso é muito difícil. Agora, o que pode ter acontecido que é + provável nessa história toda é que esse “cara” nem sabia quem estava contratando ele, deve ter tido contacto com um ou dois no máximo integrantes da rede e… mas ele mesmo não “tinha acesso” a todas informações.
Repere, essas “operações” em geral são muito “compartimentadas” e são trabalhadas dentro da necessidade de saber. O quê que é necessidade de saber? Necessidade de saber é um “princípio” da actividade de inteligência que você só vai saber àquilo que é estreitamente necessário, se você cai, se você é preso só vão “conseguir” tirar pouca coisa de você, porque você não sabe muita informação efectivamente; você só sabe na sua esfera de atribuições.
Por isso, eu penso quê vai ser “muito difícil” tirarem alguma coisa desse “puto”, ele é o menos importante nessa história toda, o + importante na minha cabeça é o seguinte: não é o problema em si do atentado é “como se chegou” nesse atentado, porquê que eu digo isso? Eu já falei aqui várias vezes quê esses atentados ocorrem porquê a “capacidade retaliatória” da Rússia com relação aos Serviços de Inteligência da Ucrânia é baixo e inexistente.
Quer dizer, você não pode ter essa “assimetria” para lidar com os factos, por um lado, você tem um pessoal que atacou o General quê foi “extremamente” profissional, qualquer um que olhar vai perceber isso, os “caras” foram muito profissionais, por outro lado, você tem uma “conduta” geral da Rússia no quesito das “retaliações” pouco atrevida.
Por exemplo, nesses dias um Comentador falou uma coisa que é uma grande verdade: se tivesse acontecido em Israel, o Netanyahu já teria “eliminado” toda a liderança militar da Ucrânia e, na verdade é o certo a ser feito, é o correcto a ser feito.
Se estão lembrados, quando mataram o Ismail Haniyeh do HAMAS, eu falei se o Irão não fizer nada, já já, matam o Nasrallah acabaram matando o Nasrallah, por isso, eu vejo a coisa dessa forma: se o Presidente Putin não fizer nada com relação aos Serviços de Inteligência ucraniano, britânico e dos Estados Unidos, já já, eles vão “matar” o Medvedev, talvez o Lavrov e…quem sabe até o próprio Putin, porquê quem fez isso, se tiver “oportunidade” faz outros atentados.
Agora, o que acontece e que agente vê que o pessoal do lado do imperialismo já “perdeu o medo” da Rússia, é um facto. “Háaa…eles tem um míssil hipersónico e etc.,” Sim…mas…o míssil hipersónico não vai “impedir” essas coisas de aconteceram! Repare, o míssil hipersónico “choca muito” a opinião pública, é uma verdade, mas os “caras” que jogam do lado do imperialismo sabem que todos mísseis hipersónicos que a Rússia tem não vai poder “atingir” todo o mundo; agente “continua acabando” os seus Generais.
De facto, não foi só… esse General que mataram, já mataram um blogueiro, mataram um cientista e…quer dizer, os Serviços de Inteligência “operam” com relatividade impunidade da Rússia, não só impunidade eles sabem quê não haverá “retaliação”, logo o pessoal vai fazendo até onde deve.
A pergunta seria, se isso pode “impactar” a guerra? Olha, não dá para dizer é muito complicado, porquê em geral essas coisas viram uma bola de neve, agente precisa pegar uma “lição” + ao Sul no Médio-Oriente, as “retaliações” do Irão contra Israel não foram grande coisa, o que aconteceu, uma hora eles deram um “golpe decisivo” o Irão e o Irão não têm + o que fazer agora, já “perdeu” vai levar muito tempo para reconstruir o que se tinha na Síria.
Pessoal tenta disfarçar, mas foi uma “derrota estratégica” não só para o Irão, mas para Rússia também, indirectamente talvez para China, pode ser quê as coisas “mudem” a Rússia consiga virar, pode ser é uma possibilidade, mas eu penso o que é pior na história toda é que a Rússia está “trilhando” um caminho perigoso de deixar as coisas acontecerem.
De facto, a “iniciativa” hoje está no Campo do adversário e eu digo o seguinte: se isso fosse uma partida de futebol no primeiro tempo, o imperialismo jogou mal para carambas; perdeu no Médio-Oriente, perdeu na Ucrânia, agora voltaram no segundo tempo com tudo, estava [2] a [0] já está [2] a [1], porquê a Síria foi um “golaço” não tem menor dúvida disso. Já já, eles “acertam” alguma coisa na Ucrânia fica [2] a [2] se a Rússia “empatar” ela perdeu dependendo do Acordo de paz que ela aceitar, ela já perdeu.
É um facto, porquê o Acordo de paz que eles vão “tentar coloca”r na Rússia é um Acordo “visando preparar” a Ucrânia para os próximos cinco ou dez anos, se a Rússia não tiver essa “visão estratégica” de futuro ela vai ter anos difíceis pela frente.
Portanto, essa é análise que nós fazemos; o General Igor Kirilov foi “morto” por profissionais e está sendo defendido por um bando de amadores
Manuel Bernardo Gondola ´
Maputo, [19] de Dezembro, 20[24]