ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O nosso assunto de hoje é um “ataque” que a Ucrânia fez contra um Prédio com drones em Kazan a +- 10[00] km de distância .
Bom, conforme é sabido por alguns a Ucrânia “vem sofrendo” seguidos revesses no Campo de batalha, eles estão efectivamente “perdendo” a guerra no Campo de batalha, mas isso não impede quê a Ucrânia faça uma série de “acções subsidiárias”, [acções espectaculosas] na retaguarda da Rússia como esse ataque em Kazan que é uma Cidade muito “simbólica” para os russos basta dizer, que o encontro dos BRIC’s esse ano foi lá e também “mataram” o General importante da Defesa russa nos subúrbios de Moscovo.
Ou seja, são “golpes” quê em termos mediáticos… e eles gostam bastante disso e seus apoiadores do ocidente idem tem bastante repercussão, mas “não vão alterar” as condições do Campo de batalha. Mas, a questão que agente tem que ver, eu não acho quê seja efectivamente essa aí; a Ucrânia tem tudo para “perder” essa guerra, a Rússia tem tudo para “ganhar” guerra, só que, agente precisa raciocinar sempre com 'imponderável'. O quê que é o 'imponderável'? Vamos pegar por exemplo, a guerra no Médio-Oriente: Israel estava “perdendo” essa guerra veio o 'imponderável' que é essa situação da Síria.
Que eu já falei que é um “cisne negro” e…Israel escapou, porquê? Escapou porque agora a “linha logística” do Hezbollah está “comprometido” e o Irão fica longe de Israel “perde” o guarda-chuva de radares da Síria e… por ai vai, por isso, nisso Israel voltou a estar cavaleiro da situação, isso pode acontecer na Ucrânia também. Repare, se ela der um “golpe” bem-sucedido, por exemplo, “matar ” alguém muito importante do Alto escalão da Rússia o jogo pode “virar efectivamente”, porquê que eu digo isso? Porque o Presidente Vládimir Putin, eu já falei várias vezes, ele não governa sozinho; se houver um “grande choque” ou um grande impacto por parte da Ucrânia, isso vai “estimular” as pessoas na Rússia que fazem oposição a ele a serem + “proactivas” e numa “brincadeira” dessa ele pode até cair; é bastante difícil acontecer? Sim! Mas… não é impossível de forma alguma!
E agente tem que lembrar, quê a Ucrânia, repare quando eu falo Ucrânia, eu falo da Ucrânia e seus apoiadores, os países imperialistas da NATO que são [40] que estão “contra” a Rússia, eles estão “desesperados”, logo eles podem “tentar” qualquer coisa. E porquê que fica difícil a Rússia coibir isso? Porquê a “estratégia” quê a Rússia adoptou, eu já falei isso diversas vezes; a “estratégia” que a Rússia adoptou é uma “estratégia de retaliação” da Ucrânia que é pouco efectivo para quem está comandando efectivamente o outro lado! “Destruem” instalações hidroeléctricas da Ucrânia, as vezes Prédios importantes, mas o que acontece; quem está comandando isso não está ligando, essa gente só 'vai dar bola' se o prejuízo chegar neles, é um facto.
Repare, essa gente não liga para o Oreshnik, não liga se você “atacou” a Sede do SBU [Serviço de Segurança da Ucrânia], eles não estão ligando para nada! Eles têm objectivos, tem muita coisa em jogo para essa gente, por isso, eles não ligando vão para cima com tudo e…numa “brincadeira” dessa a Rússia pode perder a guerra, é um facto, por falta de agressividade. Você, as vezes pode ter todas as batalhas, as vitórias possíveis imagináveis no Campo de batalha e… perder em outros Campos, foi o quê aconteceu com os Estados Unidos [EU] na guerra do Vietnam, se agente for ver bem mesmo os EU ganharam todas as batalha, as principais batalhas eles ganharam, eles tinham uma “superiodade de meios materiais” que faziam com que os Norte-vietnamitas e o Vietcong dificilmente conseguissem vencer uma batalha, venceram uma ou outra, mas… acabaram “perdendo” a guerra por pontos.
Eu falo sempre o seguinte; que muitas vezes numa guerra as pessoas “esperam lockout”, que é aquela coisa grande eloquente, bonito… mas… às vezes ela é “vencida” por pontos, a Rússia está lutando por pontos , ela não quer “dar um lockout” na Ucrânia, mas numa “brincadeira” dessa os ucranianos acabam “acertando o lockout” da Rússia e pode ficar muito complicado. A meu ver, a Rússia deveria rever a “estratégia“ e corrigir algumas falhas, mas independente disso nós vamos continuar analisando.
E… se vocês me dão licença, eu precisava colocar uma coisa muito importante aqui pessoal. Tem gente que fala “háaa…o sr ten-coronel, você mudou abordagem!?” Não! Eu não mudei abordagem, os factos é que se “alteraram”, agente continua fazendo o mesmo padrão de análise, só que, de um tempo para cá, o quê que agente observou: a Ucrânia por estar nas cordas, por estar “desesperada” ela começou a ter uma postura muito + “agressiva”, agora essa postura é muito perigosa para Rússia, se o jogo se mantivesse como estava sendo mantida até alguns meses atrás, até o Biden 'autorizar' as armas de longo alcance, olha… eu acho quê não teria “surpresa” a Rússia ganharia essa guerra.
Mas, a coisa está um pouco mudada agora, eu vi que os ucranianos se “adaptaram” à novas condições e…não estou vendo a Rússia fazendo isso, às vezes eu tenho a “impressão” quê os russos não sabem contra quem estão lutando, porquê esse pessoal do imperialismo não tem nada a “perder” , eles vão para cima com tudo, eles tem um jogo extremamente “agressivo” , porquê eles sabem quê tem muita coisa em risco se eles “perderem” essa guerra na urania e a situação vai ficar bastante difícil para eles.
Por isso, eles não têm muito a “perder”, vão para cima com tudo se você não tiver uma conduta “bastante agressiva” que faça com que eles vão para as “corda do ringue” você pode “perder”. Então, eu acho que a Rússia nesse ponto ela está “arriscando muito”, mas agente vai continuar acompanhando o cenário. Eu já falei quê em termos tácticos as chances da Ucrânia são “de diminutas” , são extremamente pequenas, mas… eu já falei uma Campanha militar não é definida apenas por uma série de embates tácticos, tem o foco estratégico, eu falo sempre que você pode cometer mil acertos tácticos, mas se você cometer um “erro estratégico” você perde essa guerra e eu acho que há um “erro estratégico” da Rússia no sentido de não causar prejuízos a NATO , ela precisaria causar dor na NATO ou derrubar um avião de escuta electrónica ou derrubar drones ou atacar um Quartel, não interessa! Mas, algo precisaria ter essa conduta, porquê que estou falando isso? Porque o Presidente Putin espera quê com a “chegada” do Trump vai-se “negociar” uma paz, mas…isso não é garantido! Ninguém tem essa garantia!
Já avisei, o Trump quando 'sentar' na Casa Branca, ele vai ver outras coisas, pode ser quê as coisas mudem é um facto! Que o pessoal vai dizer: “olha… Presidente não vai dar parar essa guerra!” ele aderir e… ser 'convencido', porque o Trump é um “cara” um pouco mercurial ser 'convencido' e…essa guerra continuar e ai, qual o Plano B da Rússia! É sempre necessário você ter um Plano B. E… se os EU “decidirem” continuar essa guerra e ai como é que as coisas vão ficar?! Porquê pelo que agente está vendo só estão se “preparando” para uma paz trumpista e… essa paz pode não vir!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [23] de Dezembro, 20[24]