Ó filhos livres da Síria,
Após longos anos de injustiça, tirania e opressão, e após grandes sacrifícios feitos pelos filhos e filhas desta querida pátria, anunciamos hoje ao grande povo sírio e ao mundo inteiro que o regime de Bashar al-Assad caiu e que ele fugiu do país, deixando para trás um legado de destruição e sofrimento.
Neste dia histórico, anunciamos que as forças da revolução e da oposição assumiram o controle dos assuntos na amada Síria e afirmamos nosso compromisso de construir um estado livre, justo e democrático no qual todos os cidadãos são iguais, sem discriminação.
Prometemos diante de Deus e diante do povo o seguinte:
1. Preservar a unidade e a soberania do território sírio.
2. Proteger todos os cidadãos e suas propriedades, independentemente de suas afiliações.
3. Trabalhar para reconstruir o Estado e suas instituições sobre os fundamentos da liberdade e da justiça.
4. Esforçar-se para alcançar uma reconciliação nacional abrangente e devolver refugiados e pessoas deslocadas às suas casas em segurança e dignidade.
5. Responsabilizar todos aqueles que cometeram crimes contra o povo sírio, de acordo com a lei e a justiça.
Apelamos a todo o povo sírio para que se una e permaneça unido nesta fase histórica, e afirmamos que a nova Síria não será monopólio de ninguém, mas sim uma pátria para todos.
Viva uma Síria livre e orgulhosa,
E que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam com vocês.
Conselho Nacional de Transição
Damasco, 08.12.2024.
Middle_East_Spectator