ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Vládimdir Vladimirovitch Putin é impossível se falar em geopolítica hoje em nossos dias sem se “atentar” três pessoas muito importantes que é o Presidente Donald Trump, o líder chinês Xi Jinping e o Presidente Vládimir Putin.
Eu sei quê em diversos artigos aqui do Canal já “abordaram” o assunto Rússia e o seu líder, Vládimir Putin, mas desta vez nós vamos fazer uma “análise” militar do mesmo, da mesma forma que nós temos “analisado” grandes personagens históricos; lideranças actuais, nós vamos fazer uma “análise” das decisões militares que ele tomou do “arcabouço” que ele “criou” para apoiar essas decisões.
Bom, para quem não conhece o Presidente Vládimir Putin tem [72] anos e vem “governando” a Rússia desde 19[99], desde que o Putin 'assumiu' ele fez uma série de reformas nos Distritos militares da Rússia, Documentos mostram 'diminuição' de gastos militar em 19[92] e chega no ponto + baixo em 19[98], mas a partir de 19[99] quando o Presidente Putin 'assumi' elas vem subindo gradativamente.
Anatoliy Serdyukov ele “serviu” como Ministro da Defesa entre 20[07] e 20[12] no mandato Dmitri Medvedev, sob o Serdyukov foram “conduzidas diversas” reformas importantes nas Forças Armadas russas, mas todas elas estavam sob a “supervisão” do Presidente Vládimir Putin que na época era Chefe do Governo.
Agora, tem aquele pessoal “distraído” anda dizendo quê o Presidente Putin é “a besta do apocalipse” que ele vai causar a terceira guerra mundial, que ele vai “invadir” a Europa imperialista e outras “tolices” nessa linha, mas vamos colocar o seguinte:
se vocês quiserem “entender” o Presidente Vládimir Putin, ele não é nada disso! Nada dessas coisas “apocalípticas” quê o pessoal da imprensa imperialista fala para conseguir audiência para chamar a atenção e etc.
O Presidente Vládimir Putin “pode ser explicado” num discurso de 20[05] que ele fez para o Kremlin e teve “muita repercussão” no ocidente onde ele diz que o final da União Soviética[US] foi “a maior catástrofe geopolítica do século XX” . O quê que ele quis dizer com isso. Que ele sente saudades do comunismo? Não! Ele não é comunista é outra “palhaçada” que se fala por ai também, o que o Presidente Putin “entende” comunista eu tenho de quenianos, ele não tem nada a ver com isso! Ele sempre falou quem já leu um livro dele, diz que aquilo “não funcionava”, que a US não dava certo.
Mas, o quê que ele quis dizer com isso? Que da noite para o dia milhões de russos “ficaram sem nacionalidade”, gente que morava em outros países da US que eram russos que de repente “ficaram sem nacionalidade”, ele como russo sentiu muito isso e sentiu também não coloca no discurso, mas “sentiu o abandono” do ocidente [imperialismo] porquê economicamente a Rússia foi deixada à deriva, aquilo não tinha “condições de se reformar” sem ajuda do imperialismo e é lógico o “temor” quê eu já falei aqui várias vezes da “expansão” da NATO, a NATO “avançou” para o Leste e os russos viram isso ai com muita preocupação, porque é um país que já foi “invadido” por Napoleão, já foi “invadido” por Hitler, teve intervenção estrangeira depois da primeira guerra mundial, na guerra civil russa e quando os comunistas tomaram o poder, por isso, eles têm um “trauma enorme” com o imperialismo eles vêem a NATO se “aproximando” é lógico quê eles vão se armar, mas, colocar essa “tolice” de que o Presidente Vládimir Putin é “a semente” da terceira guerra mundial, por favor, aí é ofender a inteligência do assinante do Jornal.
Agora, quê Vládimir Putin é um homem inteligente ele percebeu o seguinte: se ele quisesse efectivamente “transformar” em realidade as suas vontades geopolíticas ele precisaria ter Forças Armadas [FA] operacionais efectivas, logo ele deu «Carta-branca» a Serdyukov para “reorganizar” as FA.
Quer dizer, ele viu; não tem saída temos quê “reorganizar” as FA e para conseguir implantar nossa política. De uma forma “muito pragmática” os russos “entenderam” que – é +, e o quê que eles fizeram? Reduziram o efectivo para um milhão de militares, reduziram o número de Oficiais “priorizando a qualidade” dos mesmos, “diminuíram” a quantidade de Academias Militares.
E, para vocês terem uma ideia, a Rússia tinha [65] Academias Militares, hoje têm [10], criaram um Corpo profissional de Sargentos coisa que eles não tinham e isso é uma coisa muito importante em qualquer FA, porquê o Sargento é a “base” de tudo. Por exemplo, o exército moçambicano coloca o Sargento como o “elo” entre o Comando e a tropa, é verdade! Se você tiver bons Sargentos você consegue executar operações com grande eficiência, lembrando quê o Exército alemão na segunda guerra mundial era o que era porque os Sargentos “tinham plenas condições” de exercer às funções dos Oficiais.
Presidente Vládimir Putin “reduziu” também o tamanho do «Comando Central» tinha muita gente “pendurada” em Gabinete e…acabou com isso! O Presidente Putin 'passou' algumas funções como; Logística e Administração para os civis tirando esse “encargo” dos militares, repare essa é uma tendência muito importante, eu sempre defendi isso quê algumas funções podem perfeitamente ser executadas por civis e pagos pelas FA.
Putin, também “reorganizou” as Reservas do país, ou seja, o Exército foi “reorganizado” dentro dos sistemas de Brigadas porquê a Brigada tem uma “flexibilidade” muito grande e é + fácil de você Comandar, é + fácil de você movimentar e é + fácil de você distribuir ela no terreno também.
Vládimir Putin “reorganizou” as Forças Aéreas em forças e em Bases Aéreas em vez do antigo sistema de Regimentos Aéreos do tempo da antiga US. Uma outra coisa quê Administração Putin fez, foi “ressuscitar” os voos de longo alcance de bombardeiros estratégicos «tupolev tu-160». Uma coisa muito importante que o Presidente Vládimir Putin fez nessa “reforma” das FA reduziu o tempo dos conscrito, antes os conscritos ou reservistas, o Serviço Militar deles, antes eram dois anos e o quê que acontecia: o “cara” estava há dois anos no Serviço chegava recruta novo tinha muito problema de assédio, maus tratos e etc., e ele acabou com isso, isso é uma coisa muito importante porquê o Exército russo sempre teve uma certa tendência do pessoal tratar muito mal os recrutas e ele “conseguiu diminuir” bastante isso e a partir de 20[10] eles conseguiram profissionalizar bastante as FA e tem “investido pesado” em melhorar o equipamento tanto; Navios, quanto aeronaves, mísseis, carros de combate etc.
Agora, quanto as Forças Estratégicas e nucleares deu uma “certa diminuída” não porquê ele quis, mas porquê algumas armas “ficavam velhas” precisavam de reformas e etc., eles preferiram “simplesmente encostar” essas bombas nucleares.
Reparem, eu dei um “quadro geral” para vocês das reformas que o Presidente Vládimir Putin fez nas FA para fazer as guerras que ele achava que precisava fazer, mas antes disso ele realmente “reestruturou” tudo, ele tornou o Exército “menor” + “bem treinado” e por consequência + “eficiente” que é a tendência mundial, é +– assim que se vocês olharem que o Exército israelita trabalha.
Por isso, os Exércitos que “operam” bem geralmente investem nisso; pessoal muito bem treinado, “motivado”, são Forças pequenas, mas uma densidade muito grande, essas Forças com poucos efectivos conseguem fazer muita coisa.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [29] de Dezembro, 20[24]