ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Neste momento em que vos escrevo esta Carta parece que está acontecendo uma “reviravolta” surpreendente onde o presidente ucraniano, o Volodymyr Zelensky “propôs” uma nova 'estrategia' para acabar com o conflito com a Rússia.
O Zelensky “manifestou” a sua vontade de suspender por enquanto a “reconquista” militar das 'áreas ocupadas' pela Rússia com a “condição” de que a NATO coloque as áreas actualmente 'controladas' por Kiev sob à sua guarda-chuva protectora.
Numa entrevista a Emissora britânica «Sky News», o Zelensky “sugeriu” quê a fase “quente” da guerra poderia terminar sob certas condições. Essa nova 'posição' poderia ser interpretada como uma “mudança” significativa de 'estrategia', depois de a Ucrânia ter anteriormente sempre 'proclamado' a reconquista militar completa de todos os territórios ocupados como sua principal prioridade.
Sempre foi dito que eles querem “recuperar” a Crimeia e todos esses territórios, mas…estão há três anos indo a esse caminho não estão conseguindo, actualmente a Rússia está conseguindo + territórios com “pesadas baixas” para o exército ucraniano para 'agravar' falasse de [650] mil pessoas com idade para o exército fugitivos pela Europa tornando a situação ainda muito + complicada.
Essas 'declarações' surgem no momento de aumento da actividade militar russa, Segundo informações ucranianas as Forças Armadas russas “realizaram ataques” aéreos massivos nos últimos dias utilizando + de [130] drones, esses “ataques” resultaram em “cortes” de energia significativos que afectaram + de [1] milhão de pessoas.
A nova 'posição' do Zelensky provavelmente também estará relacionado com a “próxima mudança” de poder nos Estados Unidos [EU]. O Presidente eleito dos EU o Donald Trump já tinha 'anunciado' que queria pôr fim ao conflito rapidamente e “criticou” o apoio contínuo a Ucrânia, de facto, essa 'posição' poderá levar a liderança ucraniana a uma “abordagem” + pragmática.
“É preciso garantir que a Rússia não ataque novamente em caso de cessar-fogo. A Ucrânia precisa de garantias de que Putin não voltará”( Zelensky).
A Rússia “controla“ actualmente cerca de 20% do território ucraniano; as Forças Armadas russas “reportam” regularmente novos ganhos de terreno no Leste do país, esta “realidade militar” poderia ser outra razão para nova “flexibilidade diplomática” do Zelensky. A pressão está crescente continuamente.
O proposto guarda-chuva da NATO poderia ser “interpretado” como um passo provisório pragmático quê permitiria a Ucrânia “proteger” os seus territórios restantes ao mesmo tempo que “ganhava tempo” para soluções diplomáticas. Se… isso tudo vai acontecer e de que forma, isso, por enquanto ainda está em aberto, mas…eu particularmente “tenho certeza” que agora antes do Trump 'assumir' o seu Cargo ele deve estar em grandes discussões, conversas, negociações e logicamente também fazendo pressão.
Hoje, é dia [4] Dezembro nós temos ainda +– [48] dias para que o Trump chegue ao Cargo de Presidente dos EU, acreditamos, esperamos e oramos para ele realmente 'assumir' a Presidência e com isso então trazer um “novo impulso” para a paz na Ucrânia.
Portanto, esse é meu desejo e… eu acredito que muitos de vocês tem o mesmo pensamento.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [04] de Dezembro, 20[25]