ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Mísseis anticarro, defesa aérea, foguetes anticarro para infantaria, munições aerolançada, armas blindadas, carros de combate, artilharia… essas são apenas algumas das armas que a China vem colocando no mercado bélico nos últimos anos.
Hoje, nós vamos falar sobre o crescimento militar chinês que é uma coisa assustadora.
Outro dia estava assistindo um vídeo falando sobre uma 'personalidade' importantíssima das Forças Armadas dos Estados Unidos [EU] que é o General Jack Kenny. O Genaral Kinny, ele fez um vídeo na «Fox News», pela sua importância eu vou deixar para vocês aqui na descrição, falando quê a “expansão militar chinesa” é uma realidade os EU vão ter “muita dificuldade” em lidar com ela.
O que acontece é o seguinte: vamos 'situar' como é que essas coisas começaram. Se agente pegar nos anos [80] o Exército chinês era um “derivado” do Exército soviético, era um Exército que começava a “investir” em mecanização tinha uma Força Aérea que era tudo “cópia” das aeronaves soviéticas, uma Marinha 'incipiente' enfim…era um Exército bastante “atrasado” para os padrões mundiais.
Só que, a China começou a observar uma coisa; a “virada de jogo” para o chinês, o divisor de água foi a guerra do Golfo, eles “observaram” o desempenho militar dos EU e “acenderam todas as luzes” e chegaram à conclusão que estavam a ficando para trás e, então de lá para cá a China “investiu”, ela fez o que ela sabe fazer do melhor que é economia de escala. Mas, o que isso de economia de escala?
Na economia de escala, as Empresas chinesas começaram a “trabalhar na produção de armas” em escala, lembrando que eles já eram 'grandes exportadores de armas' você já achava nos anos [80] armamento chinês no mundo inteiro, mas não com a qualidade de hoje.
Só que, eles começaram a “investir” além da escala, eles foram “aperfeiçoando” o equipamento militar, então por exemplo, hoje a China têm 'caças avançadíssimos' vocês pegam não só, esse Caça novo que eles lançaram que é “trimotor”, mas também a geração anterior de Jactos chineses não fica nada dever aos EU e… agora ele estão começando a “ganhar expansão” de mercado.
Agora, eu acredito o seguinte: essas “sanções” quê os EU colocaram elas “prejudicaram bastante” o mercado de armas dos EU, porquê? Porque gera uma crise de confiança nos compradores; o “cara” fala olha… eu vou comprar um avião hoje, mas o dia de amanha não sei se Washington vai “sancionar” a venda de peças de reposição nos suprimentos que eu preciso, ao passo que, a China não tem isso, ela te vende e vai continuar vendendo 'eles não estão muito preocupados' com isso e também nos ataques ao dólar recente, a desdolarização eu acredito que em breve a China vai ter uma “expressão” muito grande no mercado internacional de armas.
Lembrando, que esse mercado sempre foi “dominado” pelos EU, Rússia e países da Europa imperialista principalmente Reino Unido, França, Alemanha e Itália, mas o quê acontece; agora os chineses estão vindo com tudo, eu não penso quê a Industria de defesa europeia principalmente a imperialista seja “pário” para os chineses, isso já está fora de cogitação, no momento ainda são os EU e os russos, mas os EU já estão a “enfrentar um revés” muito grande porque a China está 'cerceando' a exportação de terras raras [minerais raros] para os EU e esses minerais são extremamente importantes para Industria de defesa dos EU principalmente para parte de tecnologia de ponta, por isso, eu acho que os chineses vão 'dar uma pernada' nos EU.
Agora, uma das coisas + importantes do “crescimento militar chinês” é a Marinha, como a Marinha chinesa se expandiu? Olha, agente tem que olhar uma coisa, não foram somente os chineses que se expandiram, os EU ficaram para trás, porquê isso? Eu vou explicar duma forma bastante didáctica: quando o Presidente Ronald Reagan “assume” o Governo dos EU por volta de 19[81] o quê que ele começou a fazer; cortar gastos, gastos governamentais, então eles achavam que o Governo dos EU “gastava muito” com incentivos à Indústria naval, eles cortaram esses gastos, hoje a Indústria naval dos EU que já representou + de 60% da produção mundial não chega a 1%.
Só que, ele não “combinou” com os chineses, Sul-coreanos, japoneses etc essa turma continuou casando dinheiro na Indústria naval, hoje a China produz + de 50% dos Navios do mundo inteiro e ela tem uma vantagem; os estaleiros chineses tem [230] vezes a “capacidade” dos estaleiros dos EU todas eles são duais, ou seja, ele fabrica Navios civis a maior parte do tempo, mas no tempo que ele está “ocioso” vai fabricando Navios militares também, ao passo que, os estaleiros dos EU ou fabrica Navios militares e vende para o Governo dos EU ou não fabrica nada!
A China agora está entrando no mercado que… até então ela estava “ausente” que é o mercado de Navios de Cruzeiro; eles não fabricavam Navios de Cruzeiro, agora estão fabricando, logo agente pode ter certeza quê nos próximos anos a China “tende a dominar” esse mercado também. E a expansão naval chinesa principalmente é uma coisa “avassaladora” é o que eu falei, os EU ficaram para trás e a China avançou, por exemplo, se estima quê em 20[30] a China vai ter [450] Navios contra +– [296] Navios da Marinha dos EU , ou seja, ela será 50% vezes maior quê a Marinha dos EU. E não adianta agente vir com aquela dizer que “háaa…mas em tonelagem a Marinha dos EU é maior!” épháaa…os chineses já colocaram um Navio anfíbio de [40] mil toneladas que é muita coisa, então até esse “argumento” está furado!
O único “argumento” que ainda está a favor da Marinha dos EU, os chineses já estão encontrando neles em termos de aviação naval é a força dos Submarinos dos EU que é muito boa e de excelente qualidade técnica, mas os chineses estão “recuperando o atraso” e agente não pode duvidar quê a Rússia “vai passar” a tecnologia de Submarinos para China e que a Rússia tem uma “excelente“ tecnologia dos Submarinos.
E uma outra coisa também que agente tem que 'notar' é que os chineses fizeram “reformas organizações” no seu Exército, estou lendo o paper aqui de lado, eles criaram Comandos Conjuntos que é muito importante para “integração e optimização” de todos Ramos das Forças Armadas [FA] e também fizeram uma “boa profissionalização” dos seus militares.
A China, também “aumentos” seus gastos com defesa, eles colocam quê em 20[23] teriam gasto [225] bilhões de dólares. Olha…não dá para saber se… é verdade ou não, só que, nós temos que olhar uma coisa: o dólar na China vale muito, a Industria militar chinesa ela não tem os problemas de corrupção da Industria militar dos EU que eu já citei aqui várias vezes, basta ver quanto é que eles gastaram para construir o Bradley, os problemas do F-35 e…uma série de outros problemas; você não falar desse tipo na China! Ele quando colocam um produto, ele já está consolidado! Por isso, esses [225] bilhões de dólares, você pode “multiplicar” por três ou quatro e…eu acho que a China “está gastando” tanto ou + do que os EU, se não for em termos absolutos, mas pelo menos em paridade eles estão fazendo a mesma coisa.
Uma outra coisa importante é que a China busca “paulatinamente” expandir a sua presença global, por exemplo, já tem a Base Militar chinesa no Djibutí, não são que nem os EU que tem [800], mas acontece quê esses Acordos comerciais que a China faz principalmente Acordos de construção de infra-estruturas [Portos], agente vê aquele Porto de Shanai que fizeram no Perú recentemente é “toda estrutura” para no futura isso ser uma Base Naval e esses países que têm Acordos comerciais “muito vantajosos” com a China e dificilmente vão romper.
Então, China está “construindo uma teia” de relações muito boas no Campo económico que pode-lhe ‘favorecer militarmente' no futuro, e também nós não podemos “negligenciar” que os chineses gostam das inovações, estão “investindo” forte em inteligência artificial, por exemplo, a tecnologia de drones chinês é uma coisa simplesmente fantástica, a tecnologia de mísseis hipersónico é assustador.
Uma outra coisa que os chineses estão “desenvolvendo” agora, apareceu recentemente é a 'capacidade' de guerra electrónica; eles têm uma guerra electrónica naval embarcada que é excelente, quer dizer, “não dá + para desprezar”, antigamente até uns cinco anos atrás agente “não escutava falar” de guerra electrónica chinesa, mas hoje agente “escuta falar” cada vez mais.
E então, o que acontece: agente começa a ver se havia um “GAP” entre as FA dos EU e os chineses ou ele acabou ou ele diminui muito de maneira a se tornar quase“ imperceptível ”, eu falo isso, porquê agente pega um General, por exemplo, que nem o Jack Kenny uma pessoa muito “centrada“, acompanho o seu trabalho, mas agente vê outros militares quê partem + para o lado “patriótico” como o Samuel Paparo, que é um excelente Almirante, aviador naval e piloto de F-14, mas é aquele “cara” + ufanistas e etc, mas mesmo gente como o Almirante Paparo já está começando a dar o braço a torcer: a China é um “desafio militar tremendo” para os EU, essa que é verdade.
Agora, eu penso o seguinte: Taiwan é um problema chinês, é uma questão chinesa, não diria nem um problema, mas uma questão chinesa. Os EU e a Europa imperialista que estão longe, “se eles se meterem” nesse problema eles vão trazer si um “elefante” na sala que eles não precisavam. A Europa já tem problema suficiente, se meter em Taiwan eu acho uma “estupidez” muito grande, porquê a China não vai abrir mão de Taiwan, a recuperação de Taiwan é uma questão de “honra e prestígios”, mas também, porque Taiwan, uma Taiwan pro-imperialista é uma “grande ameaça” em torno estratégico chinês, eles não vão “tolerar” isso de forma nenhuma!
Não toleraram na Coreia em 19[50] não toleraram contra a União Soviética, não toleram contra o Vietnam em 19[79] a China é “muito assertiva” com relação as ameaças do seu entorno estratégico. Por isso, a tendência é a China “expandir” cada vez + as suas capacidades militares e não adianta negligenciar dizer: “háaa…não…o equipamento chinês é de baixa qualidade.” Não é! Eu mostrei para vocês no princípio alguns Catálogos, agente tem interesse muito grande em saber o que eles estão fazendo, e a Indústria de defesa chinesa não deixa nada dever ao resto do mundo.
Então, eu acho a tendência é o chinês levar a sua “expertise” económica e fabril para o Campo militar e não dá para “desprezar o chinês”, eu vejo muitos pseudos Comentadores imperialistas falarem que o chinês não tem experiência militar. Tolices! Os EU tem toda “experiência militar” do mundo vive perdendo guerras e agente vê que os chineses 'legaram' trauma tremendo aos EU na guerra da Coreia em 19[50].
Por tanto, isso que nós fizemos aqui, na verdade foi é um resumo da “expansão militar chinesa” eu acho que nunca houve, o próprio General Kenny “reconhece” que desde da segunda guerra mundial não se viu uma “expansão militar” tão vasta, tão rápida e de tanta qualidade quanto com a chinesa.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [05] de Janiero, 20[25]
n/b:
Ver;
- Modernização do Exército de Libertação Popular (PLA) O PLA, abrangendo o Exército, a Marinha, a Força Aérea, a Força de Foguetes e a Força de Apoio Estratégico, passou por um processo de modernização abrangente:
- *Actualizações de Equipamentos:* a China mudou de hardware desactualizado da era soviética para sistemas indígenas avançados, como caças furtivos (por exemplo, J-20), navios de guerra avançados e tanques modernos.
- *Expansão Naval:* A Marinha do PLA (PLAN) se tornou a maior marinha do mundo em número de navios, com porta-aviões (como o Liaoning e o Shandong), contratorpedeiros e navios de assalto anfíbios aumentando suas capacidades em alto-mar.
- *Capacidades Espaciais e Cibernéticas:* A Força de Apoio Estratégico se concentra em operações espaciais, de guerra electrónica e cibernéticas, demonstrando o foco da China em novos domínios de guerra.
- *Modernização Nuclear:* A Força de Foguetes do PLA expandiu e diversificou o arsenal nuclear da China, melhorando os sistemas de entrega com mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) e veículos planadores hipersónicos.---
*2. Reformas Organizacionais* Desde 2015, a China implementou reformas abrangentes para melhorar a eficiência e a prontidão de combate do PLA:
- *Sistema de Comando Conjunto:* Enfatizando operações integradas em todos os serviços, o PLA estabeleceu comandos de teatro conjuntos.
- *Simplificação das tropas:* O PLA reduziu seu pessoal de 4 milhões na década de 1980 para cerca de 2 milhões hoje, focando na qualidade em vez da quantidade.
- *Profissionalização:* Programas de treinamento aprimorados, educação militar profissional e recrutamento competitivo reforçaram o profissionalismo do PLA.---
*3. Aumento dos gastos com defesa* O orçamento de defesa da China cresceu consistentemente, aumentando mais de dez vezes desde o início da década de 1990. Em 2023, a China alocou aproximadamente US$ 225 bilhões para defesa, perdendo apenas para os Estados Unidos. Esse financiamento apoia aquisições, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e modernização de pessoal. *4. Avanço tecnológicos. A China fez progressos substanciais em tecnologia militar, muitas vezes fechando lacunas com potências ocidentais:
- *Inteligência artificial (IA):* A IA é integrada em sistemas de comando, drones e plataformas autónomas.
- *Hipersónica:* A China desenvolveu e testou mísseis hipersónicos, ganhando vantagem nessa tecnologia emergente.
- *Guerra electrónica:* O PLA enfatiza contra medidas electrónicas e capacidades de interrupção de comunicações.
Vídeos do general Kenny