ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Infelizmente, dois países africanos estão em conflito, o que “chamou atenção” de muitos, minha também particularmente é, como é que um “país tão pequeno e pobre” como o Ruanda “conseguiu invadir” e “conter” uma Província de “um país tão grande e rico” como Congo-Záire.
Sem dúvida, a “corrupção” poderá ser a “resposta”, porque a “corrupção ” não te permite equipar, alimentar e investir na tua própria defesa, é claro quê, o Congo já [se] queixou as Nações Unidas; as Nações Unidas já 'pediram' para que o Ruanda saísse.
Mas, a questão de fundo é que se… a União Africana ‘existisse’ países africanos não iriam lutar, destarte como na América existem os Estados Unidos, os Estados 'não lutam entre si', na Europa existe União Europeia e…os países 'não lutam entre si'. Portanto…a raiz está lá no iniciou da “construção” das nossas democracias que hoje existem; falhamos no iniciou e…não sei se 'conseguiremos corrigir' esse problema do Congo-Záire se não quisermos voltar para a origem da África.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [29] de Janeiro, 20[25]