O Presidente dos EUA, Joe Biden, encontrou-se com o seu homólogo angolano, João Lourenço, em Luanda, onde prometeu apoio duradouro ao continente africano. "O futuro do mundo está aqui, em África, em Angola", sublinhou.
Num dia considerado histórico em Angola, Joe Biden foi acolhido esta terça-feira com honras militares e uma salva de 21 tiros. À sua espera no Palácio Presidencial da Cidade Alta estava o seu homólogo angolano, João Lourenço, que o recebeu "por volta do meio-dia desta terça-feira", precisa a Presidência da República de Angola na sua página no Facebook.
Biden declarou-se "orgulhoso" por ser o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) a visitar Angola e pelo que têm feito juntos para "transformar a parceria". Segundo o Presidente cessante dos EUA, "os resultados, até agora, falam por si mesmos".
Cumprindo a promessa de visitar o continente durante o seu mandato, que termina em janeiro, Joe Biden disse ainda que os Estados Unidos estão "totalmente com África" e com Angola, uma frase que já tinha utilizado durante a cimeira EUA-África em Washington em dezembro de 2022.
"Não achamos que temos todas as respostas, mas estamos preparados para ouvir as vossas respostas às necessidades que têm, particularmente as respostas ao financiamento da dívida internacional", disse Biden no Palácio Presidencial, antes da reunião privada com João Lourenço.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, caminha ao lado do Presidente angolano, João Lourenço, durante uma cerimónia de acolhimento no Palácio Presidencial em LuandaO Presidente dos EUA, Joe Biden, caminha ao lado do Presidente angolano, João Lourenço, durante uma cerimónia de acolhimento no Palácio Presidencial em Luanda
Num dia considerado histórico em Angola, Joe Biden foi acolhido em Luanda com honras militares e uma salva de 21 tirosFoto: Elizabeth Frantz/REUTERS
Investimentos em Angola
No encontro com o seu homólogo angolano, Biden abordou os investimentos norte-americanos em Angola, desde o Corredor do Lobito aos projetos de energia solar e infraestruturas de Internet e telecomunicações.
Falou também sobre os investimentos para aumentar a produção agrícola, "para que Angola possa alimentar-se" e também ao resto do mundo, considerando o setor como "uma boa oportunidade" para a economia angolana.
"O futuro do mundo está aqui, em África, em Angola", disse o chefe de Estado, lembrando que, até agora, a sua administração já investiu três mil milhões de dólares (cerca de 2,85 mil milhões de euros à cotação atual) em Angola.
Continue reading "Biden recebido em Luanda: "O futuro do mundo está em África"" »
Recent Comments