>É este Weblog dedicado a Moçambique, como complemento do MACUA DE MOÇAMBIQUE. Por Moçambique e para Moçambique! Um obrigado a todos! Fernando Gil - NOTA: Para aceder a todos os artigos click em "archives". Também pode aceder por temas. Não perca tempo e click em "Subscribe to this blog's feed" para receber notificação imediata de uma nova entrada, ou subscreva a newsletter diária. O blog onde pode ouvir e ver Moçambique e onde encontra todo o arquivo desde Abril de 2004.
Foi em Fevereiro de 1966 que, em Zambué-Tete, tive uma "pega" com este lindo bicho. Só agora, de novo, as 2 "peles" se juntaram. Na foto à direita e em baixo podem reparar as mãos com ligadas.
A História (breve) do PiriPiri Fundado em Lourenço Marques na Avenida 24 de Julho, em 21/12/1957, por Adelino Rodrigues e Francisco Rodrigues, onde funcionou até 30/03/1976. Com 60 empregados o Piri-Piri tornou-se uma referência devido ao famoso Frango à Cafreal, e as suas especialidades de mariscos. De Lourenço Marques à Trafaria Foi ainda Adelino Rodrigues que, em 1977 abriu o novo PiriPiri na Trafaria, bela vila piscatória na margem sul do Tejo. A partir de 1980 os seus filhos Carlos e Adelino Rodrigues substituíram o pai na gerência, mantendo a tradição gastronómica da família. Bem recomendo uma visita!
Tendo deixado de ser possível partilhar directamente do blog para o Facebook, conforme abaixo explicado, só terei capacidade de colocar neste matéria que ache de relevante importância.
Assim convido-os a ir directamente ao blog MOÇAMBIQUE PARA TODOS em
onde continuarei a postar normalmente até que esta situação seja resolvida.
Vejam aqui:
Thank you for reaching out to us. I would be happy to help. Facebook has made some changes to their integration. Currently, Facebook no longer allows 3rd party platforms to publish to Facebook Profiles.
They also made some changes to posting to Facebook Pages. We are currently working with Facebook to make all the necessary changes to the integration. Once we are done, we will let you know. In the mean time, the only workaround is to publish your post manually to your Facebook Page.
Thank you so much for your patience while we work on this issue.
……………….
Obrigado por nos contactar. Eu ficaria feliz em ajudar. O Facebook fez algumas alterações em sua integração. Atualmente, o Facebook não permite mais que plataformas de terceiros publiquem em perfis do Facebook. Eles também fizeram algumas alterações para postar no Facebook Pages. No momento, estamos trabalhando com o Facebook para fazer todas as mudanças necessárias na integração. Quando terminarmos, avisaremos você. Nesse meio tempo, a única solução é publicar sua postagem manualmente na sua página do Facebook. Muito obrigado pela sua paciência enquanto trabalhamos nesta questão.
Editorial "Jornal de Notícias". Porto. Realização de Neogravura Ltda. Lisboa. S/d [1948]. 2 volumes com mais de 1100 páginas. De 30x23 cm. Profusamente ilustrado com fotogravuras recolhidas pelo autor; reproduções de mapas e reproduções de esboços, desenhos e quadros em extra-texto, nos quais colaboraram e ilustraram artisticamente José Américo Pires de Moura e Fortunato Anjos.
Dedicado a todos os aniversariantes de hoje, em especial, ao grande amigo de Moçambique, Embaixador António Pereira, actual representante de Portugal na RDC. A todos as maiores felecidades.
A maioria destes "aldeamentos" ainda existem e são povoações em progresso, ao contrário das "aldeias comunais" de Samora Machel de que parece não existir nenhuma.
Em tempo: Naquele tempo aglutinaram-se as populações em povoados, a fim de evitar os ataques dos guerrilheiros da Frelimo. Muitos foram atacados com tentativas de assalto sempre repelidos pelas populações em auto-defesa. Com o decorrer do tempo todas as infra-estruturas se foram degradando, o capim tomou conta dos seus arrabaldes e hoje é a "desgraça" que podemos ver acontecer naquele mesmo chão, onde durante 8 anos tive o privilégio de trabalhar. Eram mais de cem "aldeamentos", então com acesso mais ou menos fácil durante todo o ano. Entretanto as populações foram deixadas à sua sorte. Aprenda-se com a HISTÓRIA. Talvez se encontre uma solução.
Vejam a reportagem de Guilherme de Melo para o Jornal Notícias nos idos 60 do século passado:
OS ESPANTOSOS DANÇARINOS DO QUISSENGUE
A par da criação, como vimos já, da série de postos de intervenção e aquartelamentos – que funcionam como que um baluarte ao longo do Messalo, de modo não só a impedir a infiltração dos bandos terroristas para sul do grande rio que divide o distrito em duas faixas mas igualmente para que deles partam os ataques envolventes que, como tenaz de ferro, está apertando o inimigo cada vez mais – estruturou-se em Cabo Delgado um curioso e eficientíssimo sistema de aldeamentos de fronteira que está, na verdade, provando em absoluto.
Como que num colar autêntico, inicia-se a série de aldeamentos novos junto ao litoral, logo um pouco acima de Mocímboa, para, inflectindo da costa para o interior, ir subindo e acompanhando a fronteira de modo a formar como que um radar perfeito de detecção de novos bandos que pretendam passar-se para o interior dessa vasta zona ao Norte do Messalo a fim de se juntarem, em apoio, aos que ali se encontram flagelados pela acção da tropa e das milícias que do Messalo para cima os combatem.
Armando Emílio Guebuza, que na sua qualidade de empresário (pela firma Mavimbi) pediu emprestado 2,5 milhões de dólares ao Tesouro, em 2002, ainda não pagou um tostão dessa dívida.
Essa é uma das revelações do Relatório e Parecer do Tribunal Administrativo sobre a Conta Geral do Estado de 2004, ainda fresquinho a que o Savana teve acesso privilegiado.
O ministro das Finanças, Manuel Chang, instado a justificar sobre as razões da demora, disse este ano na AR, que aquela firma já tinha começado a saldar a sua dívida.
Quatro milhões e quinhentos mil dólares, que se dividem em 2,5 pela Mavimbi, e outras duas metades iguais por Mozcocos e Colégio Alvor, são a parte mais mediática e política dos empréstimos que a nomenklatura fez ao Tesouro no ano de 2002, até hoje ainda não pagos. Os donos dessas empresas são figurais quais Armando Guebuza, o clã Sumbana e um insuspeito sócio de Nyimpine, N´naite, Nanaio e António Maló.
O TA, que aprovou no dia 29 de Novembro passado o seu parecer, mesmo dispondo de ferramentas alicerçadas na legislação para recuperar o dinheiro de todos nós, ao que tudo indica, fica-se pelas recomendações aos devedores.
Hoje praticamente todo mundo utiliza celulares. Mas, afinal, o uso excessivo pode fazer mal à saúde? O aparelho realmente produz radiação?
A resposta é sim.
Embora cientistas ainda não tenham total certeza, já foi comprovado que os celulares produzem radiação, mas isso não é motivo para se preocupar e abandonar o seu aparelho. O fato mais importante que você precisa saber é que, em alguns casos, o sinal produzido pelo telefone pode ser muito forte e até perigoso, mas também pode transmitir sinais muito fracos e inofensivos. Por isso, é importante saber quando isso pode acontecer e qual a melhor forma de se proteger e evitar danos à sua saúde. Os pais devem ficar muito atentos a essas informações, pois precisam evitar que as crianças não sejam expostas aos sinais de radiação no período de crescimento.
Aqui vão algumas dicas:
Quando não estiver usando o celular, mantenha-o longe do seu corpo, na maior distância possível.
Ao utilizar o aparelho, opte por usar fones, ou mantenha uma distância do ouvido.
Caso isso não seja possível, não pressione muito o celular no ouvido. A energia dos sinais de radiofrequência (RF) é inversamente proporcional à distância da fonte, ou seja, quando você se aproxima, são grandes as chances de absorção desta energia.
Classificados do Macua grátis Coloque aqui o seu anúncio grátis! Compre, venda, alugue, peça ou ofereça emprego, procure pessoas! Não se esqueça de colocar a categoria correcta.
Recent Comments