ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Na última carta, eu mostrei como foi todo o processo que deu iniciou a primeira guerra do Congo-Zaire, hoje, vou falar justamente sobre como essa história ainda continua.
Como mostrei a primeira guerra do Congo-Zaire começou, a partir duma Aliança entre Laurent Kabilá, que liderava um grupo de guerrilha interna no Congo-Zaire, que se aliou a Uganda e a Ruanda que tinha interesses contra o Governo de Móbutú que era o ditador do Congo-Zaire. O Móbutú, tinha um problema que acomete diversos regimes autoritários, que é uma certa tendência de lideranças, de burocratas serem promovidos, subirem suas carreiras muito mais por lealdade, confiança, do que, por competência.
O Móbutú, por ficar muito anos no poder e por ter uma ditadura altamente violenta e corrupta, tinha muitos inimigos internos dentro do país, por isso, ele temia pela própria vida, assim para ele compor um grupo de ministros, de pessoas que formassem administração do país, ele contava muito mais com pessoas que lhe fossem próximas, com pessoas que lhe tivessem fidelidade, do que, com pessoas que tivessem competência.
Na verdade, boa parte do alto escalão do seu Governo era composto por pessoas que vieram da Vila onde ele nasceu e esse grau de desestruturação afectará as próprias Forças Amadas [FA]. Logo, essa união [Aliança], entre o Kabilá com o Ruanda e Uganda, não encontrou muita resistência; as FA do Congo-Zaire eram muito frágeis, se estão lembrando, foi questão de apenas meses, [6] messes para que as Forças da Aliança pudessem chegar a Kinshasa, Capital do país e dessa forma tirar o Móbutú do poder.
Móbutú, foi para o exílio, ele nessa época já estava sofrendo de câncer de próstata e poucos meses após ter sido derrubado ele veio a falecer em Marrocos. Laurent Kabilá, autodeclarou-se presidente do Congo-Zaire no dia [02] de Maio de 19[97], e ele renomeio o país; o país deixou de ser chamado Zaire e voltou a se chamar Congo. O Kabilá, mostrou-se competente enquanto uma liderança militar, enquanto uma liderança de guerrilha, mas ele não foi tão bem-sucedido no momento desse tornar uma liderança política. O seu perfil era mais autoritário algo típico de militarismo e teve bastantes dificuldades para conseguir negociar e para fazer todas as relações que são tão necessárias dentro do meio político.
Recent Comments