ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres alertou formalmente na Quarta-feira, semana passada, o Conselho de Segurança da ONU sobre uma ameaça global representada pela guerra de Gaza, citando o artigo [99] da Carta da ONU.
E, essa ameaça global num sentido sim, ela tem logicamente com a guerra em Gaza, mas nós temos outros pontos ao redor do mundo quê também indicam que agente está tendo uma ameaça à segurança global.
Por isso, não é só Gaza, ele se referiu agora ao conflito em Gaza, mas… nós temos outros pontos que agente não deve esquecer. Como resultado os Estado árabes estão a tentar 'pressionar' o Conselho de Segurança [CS] para apelar ao Cessar-fogo. E… vocês acham que isso vai ter algum efeito? Eu já vou adiantar, não vai ter cessar-fogo, talvez para um ou dois dias.
Israel e os Estados Unidos [EU] continuam a 'rejeitar' o pedido. Guterres invocou o artigo [99] da Carta fundadora das NU, consequentemente, ele está autorizado a levar a atenção do CS qualquer assunto que na sua opinião possa por em 'perigo' a manutenção da paz e da segurança internacional. “Esse artigo não é usado há décadas”, disse o porta-voz do Secretário-geral das NU.
“Enfrentamos um sério risco de colapso do sistema humanitário. As consequências para os palestinianos poderão ser irreversíveis e ameaçar a segurança regional” Escreveu Guterres, reiterando os apelos do cessar-fogo humanitário.
O Embaixador de Israel da ONU, o Gilad Erdan acusou Guterres de ter “atingido” novo nível moral. “Com a Carta o CS da ONU e o apelo do Secretário-geral para o cessar-fogo é na verdade um apelo para manter o Hamas em casa”.
Segundo, o Ministério da Saúde de Gaza, se…esses números são correctos ou não, mas… agente já pode ver pelas imagens de bombardeamentos que realmente muitas pessoas devem ter sofrido e perdido suas vidas. Conforme, o Ministério da Saúde de Gaza, + de [16] mil pessoas foram mortas até agora no enclave de [2,3] milhões de habitantes.
Guterres, alertou o CS da ONU na sua Carta que não havia protecção eficaz dos civis e que a Faixa de Gaza não é um lugar seguro.
Gente! Será quê para isso, nós precisamos do Secretário-geral, António Guterres? Todos nós estamos vendo isso todos os dias. Sinceramente eu acho muito triste a pessoa que tem o poder, ele apenas alerta, basta ver aquilo que está acontecendo e… ainda quer chamar atenção do CS!? Chamar atenção para [16] mil pessoas mortas!
E…eu acredito, uns e outros de vocês não, mas… eu acredito particularmente quê muito deles a maioria que morreu desses +[16] mil é inocente.
Os Emiratos Árabes Unidos apresentaram um pequeno projecto de Resolução ao CS, respondendo a Carta de Guterres e apelam a um cessar-fogo humanitária imediato do conflito entre Israel e o Grupo militante palestino Hamas. Segundo Diplomatas os Emiratos Árabes submeteram o texto a votação na última Sexta-feira, mas… os EU vetaram o projecto.
Vou-lhes lembrar, para quê uma Resolução seja 'adoptada' são necessários pelo menos [9] votos a favor e em particular nenhum veto dos [5] membros permanentes do CS: EU, Rússia, China, França e Inglaterra. Então, qual é o valor disso tudo! Os EU fazem parte desse Grupo do CS.
O Vice-Embaixador dos EU nas NU, o Robert Wood, disse que os EU não apoiariam novas acções do CSNU nesse momento.
No entanto, continuamos “concentrados” na diplomacia difícil e… insensível que visa libertar + reféns, levar + ajuda a Gaza e proteger melhor os civis. Proteger melhor os civis?!
Pois, é loucura no mundo actual de todos os lados.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [12] de Dezembro, 20[23]
Recent Comments