Por Mphumo Kraveirinya |Perfis políticos para Além do Mainstream (1/2)
Em primeira nota gostaríamos que se entendesse por mainstream, o percurso perfilado de seguidismo cego de multidões esperançadas por legítimas mudanças socioeconómicas ou de mais visibilidade regional, nos destinos da nação. Esse desejo popular é depositado na imagem de alguém como salvador da pátria. Muitos líderes políticos que assumam uma postura de intervenção mais agressiva, tornam-se mais visíveis, muitas vezes, por surgirem como machos-alfa nos seus protagonismos políticos de demonstração de força e liderança.
Esta expressão mainstream ou mainstreaming terá a ver com o simbolismo do rebanho que corre disparado a caminho do abismo, por mais que seja alertado, em vão, para a queda iminente no precipício.
Em sociologia da cultura, o termo ou conceito em causa, serve também para tipificar a manipulação política das grandes massas populares, mercê de técnicas audiovisuais de propaganda, gráficas, e personalizadas, induzindo a uma ‘cegueira’ pontual, devido ao seguidismo, atrás referido.
É daí que, surgirão arrependimentos e frustrações posteriores, ao verem defraudadas as esperanças iniciais, após a tomada do Poder por vias eleitorais ou outras não muito claras. Surgem assim os saltitantes partidários.
Recent Comments