ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos fazer uma avaliação no geral do ataque ucraniano em Kursk.
Bom, o que acontece é o seguinte: primeiro lugar, agente tem que “analisar” a perspectiva das narrativas, por exemplo, se você pegar uma mídia mainstream ou qualquer uma mídia hegemónica [imperialista] vão dizer quê o sucesso ucraniano foi “estrondoso”, quê os ucranianos vão chegar em Moscovo amanhã. Mas, se você pegar as mídias asiáticas principalmente, eu falo quê se você quer saber o que está acontecendo pega as mídias da Ásia; da India, da Malásia, do Vietnam tem muita coisa boa nesses cantos e esse pessoal não está muito “optimista” com relação ao quê está acontecendo em Kursk.
Então, o quê que agente tem que fazer: agente escuta todos os lados, por exemplo, eu procuro escutar todo o mundo, mas não “aconselho” vocês a fazerem isso, porquê que eu digo isso? Porque o “cara” que escuta a mídia hegemónica [imperialista], não vai querer escutar outra coisa ele já vai sair impressionado, mas agente pode porquê já tem uma outra visão das coisas, faz o “balanceamento” e acaba saindo com uma ideia +- precisa do que está acontecendo.
Mas, eu não “aconselho” a mídia hegemónica [imperialista] de forma alguma para quem quer que seja, se tiver quê “escolher” vai escutar as mídias asiáticas quê eu acho é melhor, porquê você acaba tendo uma noção boa do que está acontecendo na guerra da Ucrânia.
Bom, vamos lá, primeiro lugar, a Rússia trouxe tropas de 'diversos lugares' que não do fronte ucraniano para fazer tropas de “contenção”, ela não está fazendo contra-ataque no momento, ou seja, ela está “contendo” os avanços ucranianos, tanto que, esses avanços já 'diminuíram' parece quê os ucranianos estão cavando trincheiras fazendo “fortificações” quê para eles é muito positivo, se eles fizerem “fortificações” bem-feitas como fizeram no Donbass vai dar muito trabalho para a Rússia, mas… no Donbass eles tiveram [10] anos em Kursk não sei se vão ter tudo isso.
O quê que pode acontecer é, a Rússia “transformar” aquilo num inferno porquê eles estão tirando a população civil dali, sabe quê ali só vai ter tropa ucraniana e…depois é só “descer a lenha”. Tem gente que fala quê a Rússia está “diminuindo” a quantidade de ataques, épháaa…eu não acredito nisso, porquê isso só são 'narrativas' dos ucranianos eu não posso levar isso como 100% série, como também não levo 100% sério ‘narrativas’ russas de que estão “destruindo” soldados ucranianos aos “magotes”.
Agora, eu acho quê o que acontece é o seguinte: a Rússia “mantém” o nível de ataque no Donbass, está “destruindo” alguns soldados ucranianos sem dúvidas, mas… também têm baixas e a Ucrânia acabou consentindo prosseguindo no seu avanço, só que, agente tem que dar uma 'olhada', eu estava vendo um Canal dos Estados Unidos [EU] bastante interessante e que ele alinhou os prováveis 'objectivos' dos ucranianos nessa “incursão” a Kursk.
Primeiro, é a “diversão”, fazer com que os russos tirassem tropas de outros cantos principalmente do Donbass e “mobiliar” assim o seu fronte no Kursk, isso não deu certo.
Segundo, que eles colocaram, também é “trazer a guerra” para dentro da Rússia. Repare, todas as vezes que você “trouxe a guerra” para dentro da Rússia “pegou mal para carambas” , por exemplo, o Napoleão e com o Hitler não deu muito certo se a estratégia é essa , épháaa…eu acho melhor tomar cuidado com isso.
Terceira, a “Diplomacia”, conseguir uma “troca” com os russos, olha…não sei eu acho difícil o Presidente Vládimir Putin 'ceder' alguma coisa nisso, porquê ele vai ficar numa posição muito complicada.
Quarto, “tomar iniciativa”, mas tomar iniciativa eles precisariam tomar o Donbass para recuperar o território.
Quinto, “moral”, “moral” das tropas ucranianas sem dúvidas isso melhorou, eu não tenho dúvidas a respeito disso.
Sexto, “amortecer ou diminuir” a velocidade dos ganhos da Rússia, isso pode acontecer, isso pode efectivamente acontecer porquê mesmo quê eles não “desvie” tropas eles vão ter quê “desviar” munições e armas isso eu não tenho dúvidas.
Sétimo, “ajuda imperialista” [ocidental], repare ajuda imperialista é uma coisa quê… eu acho + complicada, porquê eu acho antes das eleições a ajuda dos EU vai ficar “comprometida”, por exemplo, a Alemanha já está “falando” quê vai fechar a torneira.
Então, nesse ponto, eu diria quê essa lista de [7] 'objectivos' quê esse Canal colocou; diversão dos taques, trazer a guerra a Rússia, Diplomacia, recuperar iniciativa, moral, atrasar os ganhos russos e ajuda imperialista, desses [7] eu acho eles acabaram conseguindo [1] pelo menos que é o moral, o moral ucraniano eu acho quê vai “subir bastante”, não sei se vai resolver o problema, mas… deve “subir” sim.
Agora, agente nota quê esse Canal imperialistas dos EU não 'falou' nada desse “negocio” da Central nuclear da Kuskaya Atomnaya, eles não “acreditam” eu também não, nunca achei quê essa Central tivesse nada a ver com a história, achei que isso foi uma “invenção” dos ucranianos, sinceramente eu não acredito muito nesse“ negócio”; acho que isso não tem nada a ver.
Por exemplo, outro dia, eu estava vendo um Comentarista britânico na Austrália, ele falou uma coisa que é verdade; foi uma aposta que a Ucrânia fez, uma aposta pode dar certo, pode dar errado. Agente não sabe ainda cravar, por isso, quê eu recomendo que vocês “não assistam” a mídia mainstream, porquê ela já vai apostando que o Presidente Vládimir Putin foi “humilhado”. Repare, “humilhação” é uma coisa quê não entra no cômputo militar, não entra! É uma coisa que só serve para você, não conta no cômputo militar; não é isso que vai contar. O que vai contar é daqui há uns [30] dias se… a Ucrânia segurou esse terreno e quê a Rússia precisou “diminuir” os ataques no Donbass. Acho quê alguns 'objectivo' os ucranianos “atingiram” mas… precisa ver a que custo também isso tudo é muito importante. Por exemplo, qual é o custo que eles estão tendo disso tudo, nós não sabemos, até ao momento o que agente tem é o que aquele Comentarista chamou de corzinha no mapa, mas… precisa ver o custo disso. Será que vai valer a pena? Não sei!
Por exemplo, a ofensiva ucraniana do ano passado não valeu a pena, por isso, agente vai ter que esperar um tempo ainda para ver como é que essas coisas vão se comportando. Mas é o quê eu falei para vocês, as midias asiáticas estão muito “pessimistas” e mesmo aqueles Comentaristas que são + pró Ucrânia estão bastante “cautelosos” com relação a isso, o pessoal acha que é uma aposta que pode dar tudo errado.
Por tanto, vamos aguardar + umas semanas para agente ter uma “definição” clara da situação, até lá agente vai analisando ponto a ponto.
Nós, vamos aguardar.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [21] de Agosto, 20[24]
Recent Comments