Lisboa, 04 Dez2003 (Lusa) - A cantora portuguesa Cristina Branco foi distinguida com o prémio Dick Bleyerveld, atribuído pela Câmara do Comércio Portugal-Holanda (CCPH), "por ajudar a fazer conhecer o fado" junto do público holandês, anunciou hoje o organismo.
Cristina Branco recebeu o prémio em Haia, por estar actualmente em digressão na Holanda, que termina dia 20, com um espectáculo que combina a música com a pintura do artista plástico Guus Slauerhoff.
De acordo com a CCPH, Cristina Branco recebe o prémio Dick Bleyerveld não só por ser "uma cantora extraordinária, mas também pela relação que tem com a Holanda".
"Acreditamos que a obra de Cristina Branco ajudou a fazer conhecer o fado num público mais vasto na Holanda", refere uma nota do organismo.
Esta distinção "é muito importante não pelo prémio em si, mas pelo que representa, porque a Holanda sempre me deu ânimo para continuar", afirmou hoje a cantora à Agência Lusa.
No entender da intérprete de "Sensus", apesar da distância geográfica e da barreira da Língua entre os dois países, "o fado tem muito boa recepção na Holanda e o público às vezes é mais aberto que o português".
Como num "regresso a casa", onde tem sido recebida com "um carinho muito especial e com a maioria das salas esgotadas", Cristina Branco estará em digressão por mais duas semanas por várias localidades dos Países Baixos.
A acompanhá-la estão Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Alexandre Silva (viola), Miguel Carvalhinho (guitarra clássica) e Fernando Maia (viola baixo).
Para o próximo ano, Cristina Branco pretende conquistar outros públicos, nomeadamente no Japão, Singapura, Austrália e Timor-Leste, e editar um disco gravado "ao vivo".
Comments