Por ocasião do seu décimo aniversário a APAF volta, este ano, a realizar as Jornadas de Fado na Fonoteca de Lisboa, também a comemorar o seu décimo aniversário.
As Jornadas de Fado começaram há 10 anos quando a APAF decidiu comemorar os 150 anos da morte de Maria Severa, figura com contornos míticos. Projectou-se um conjunto de conversas sobre essa personagem histórica de que ainda hoje se sabe tão pouco. A ideia concretizou-se graças ao apoio da Fonoteca. Falou-se sobre a fadista, a sua época, Lisboa e, claro, o Fado. Os dados estavam lançados: o Fado em toda a sua complexidade poderia ser objecto de diálogo e debate de forma desempoeirada e sem artifícios intelectuais. Esta é a ideia que norteia as Jornadas de Fado desde 1998.
Fundada em Outubro de 1994 a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado tem como principal objectivo a defesa do Fado nos seus aspectos culturais e históricos, procurando deste modo dar a conhecer melhor este elemento tão específico da cultura popular portuguesa: suas origens, influências e evolução através do tempo. A APAF é uma entidade sem fins lucrativos e que se rege fundamentalmente pela participação voluntária dos seus associados.
A Fonoteca Municipal de Lisboa é um equipamento cultural dedicado à música, colocado à disposição do público pela Câmara Municipal de Lisboa. Tem como objectivos gerais a promoção e divulgação da música, nas suas várias expressões. Os utilizadores têm ao seu dispor audição local de CD; Consulta de DVD e CD-ROM;
Catálogo informatizado; Biblioteca especializada; Atendimento personalizado; Programas pedagógicos; Acções de animação (concertos, conferências, apresentação de projectos e de edições discográficas).
A Fonoteca Municipal de Lisboa situa-se na Praça Duque de Saldanha - Edifício Monumental, Loja 17 H
Telefone: 21 353 62 31 / 2
E-mail: [email protected]
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Comments