03 Out 2004(Lusa) - O CD "Novo Homem na Cidade", a editar segunda-feira, comemora o 25º aniversário do álbum "Homem na cidade" de Carlos do Carmo, apontado pela crítica como "revolucionário" no meio fadista.
Nuno Faria, que idealizou esta edição, explica que no CD se juntam compositores tradicionais de fado, caso de Martinho d'Assunção e Mário Moniz Pereira, com compositores de outras áreas como António Vitorino d'Almeida e Paulo de Carvalho.
Outra particularidade de "Novo Homem na Cidade" é ter apenas letras de José Carlos Ary dos Santos.
As letras de Ary dos Santos e as diferentes composições são interpretadas por vários artistas da
lusofonia, desde Mariza a Martinho da Vila, passando por Paulo Flores, Ivan Lins e o trio de Bernardo Sassetti.
Cada tema foi "reinventado" surgindo assim um som de samba na interpretação de "O Homem das castanhas", pelo brasileiro Martinho da Vila, ou da morna no "Fado da pouca sorte", pelo cabo-verdiano Tito Paris.
Mariza traz o quotidiano da cidade de Lisboa na sua interpretação de "O amarelo da Carris" onde a fadista se estreia a fazer os arranjos e assume a direcção musical.
"O amarelo da carris" capta os sons da cidade, as conversas que se fazem no "antigo chora que teve um pai americano e já foi inglês", como escreve Ary dos Santos.
Para além da guitarra de Luís Guerreiro, da viola de António Neto e do baixo de Fernando Sousa, há a introdução da tuba de Pedro Florindo.
Na interpretação de "Um homem na cidade" por Ivan Lins e o Trio de Bernardo Sassetti há referências jazzísticas e Sara Tavares traz percussões africanas em "Nova Feira da Ladra".
Destaque também para as interpretações de Camané, "Fado do Campo Grande", Pedro Moutinho "Rosa da noite" e do angolano Paulo Flores em "Namorados da cidade".
Katia Guerreiro recria "Balada para uma velhinha", um dos temas deste álbum que cedo conheceu a interpretação de outras vozes, nomeadamente Cidália Moreira.
Um disco que, na opinião de Nuno Faria, sendo uma "ousadia" é uma homenagem à poesia de Ary dos Santos "para que se perpetue e renove todos os dias".
O disco conta também com a participação de Gil do Carmo, filho de Carlos do Carmo, que interpreta "O cacilheiro".
NL.
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Comments