Lisboa, 23 Out 2004 (Lusa) - O jovem fadista João Pedro, vencedor da Grande Noite de Fado em 1995 e do concurso Bravo Bravíssimo no ano seguinte, edita segunda-feira o seu segundo CD, "Fado sentido", onde revisita repertórios antigos e canta alguns inéditos.
Este é o segundo CD de João Pedro, sete depois da sua estreia discográfica com "Lenda da Fonte", onde a sua recriação do tema de Domingos Silva, criado por Natalino Duarte, foi aclamado pela crítica.
O então menino com 14 anos participou em vários espectáculos, tanto em Portugal como no estrangeiro, mas foi-se afastando, para regressar com este CD, onde recupera temas de repertórios antigos, entre fados, boleros e tangos.
Como refere o musicólogo José Manuel Osório, na nota que acompanha o CD, "durante os anos cinquenta [do século passado] era comum ouvir-se um cantador de fados cantar boleros e também tangos".
João Pedro recupera esta tradição bem como fados de outros repertórios como "Vagamundo" (António Macedo/Alain Oulman) criado por Amália Rodrigues, "Janelas enfeitadas" (Linhares Barbosa/Casimiro Ramos), criado por Flora Pereira ou "Ciumenta" (Fernando Farinha/Acácio Gomes) criado por Fernando Farinha.
A par surgem alguns inéditos, nomeadamente "Um beijo, uma carícia, muito amor" de Jorge Fernando, que assina a produção deste CD editado com a etiqueta da Movieplay.
Jorge Fernando está presente noutros temas do CD, nomeadamente "Meditando eu vi" e "à beira Tejo".
Referência ainda para nomes que assinam algumas composições do CD, como o da poetisa Maria Manuel Cid, o de Maria de Lourdes Carvalho, Rosa Lobato Faria, Rão Kyao ou Custódio Castelo, que é um dos seus acompanhantes.
Em "Fado Sentido", João Pedro partilha a interpretação de "Meditando eu vi" com Raquel Tavares, uma voz para a qual José Manuel Osório chama a atenção.
João Pedro é acompanhado à guitarra portuguesa por Custódio Castelo - habitual acompanhante e compositor de Cristina Branco -, à viola por Jorge Fernando, à viola baixo por Filipe Larsen, e ainda por António Barbosa (violino) e David Sacaría (violoncelo).
NL.
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Boa tarde,
A notícia é verdadeira, o vencedor do bravo bravíssimo que primeiro popularizou este fado é de facto o João Pedro. É claro que fez tanto sucesso que depois dele vários pequenos fadistas fizeram o mesmo. No link que se segue poderão ver o video da sua actuação no programa referido, que lhe valeu a vitória.
http://www.youtube.com/watch?v=yi06UezKeYo&feature=related
Recebeu vários prémios, nomeadamente
1994 – Vencedor do Concurso “Lugar aos Novos”, promovido pela Rádio Renascença.
1995 – Vencedor da “Grande Noite do Fado”, Coliseu dos Recreios, Lisboa.
1996 – Vencedor do Concurso “Bravo Bravíssimo” em Itália.
Poderão ter havido outros intépretes a cantar este fado, mas foi ele quem trouxe reconhecimento a nível internacional para Portugal e para o fado ao interpretá-lo. É uma pena que não hajam notícias de novos trabalhos, pois apesar da voz ter mudado, continua com um talento inegável.
Posted by: Sílvia das Dores | 20-08-2011 at 15:25
Boa tarde,
agradecia que verificassem a autenticidade desta noticia, porque parece-me que o João Pedro que editou a "lenda da fonte" não é o mesmo...
Cumprimentos
Posted by: Elnino | 03-12-2009 at 16:52