Lisboa, 23 Out 2004 (Lusa) - O fadista Hélder Moutinho assina dez letras, nove delas inéditas, no seu novo CD, "Luz de Lisboa" que é editado no sábado.
Em "Luz de Lisboa", Moutinho recria ainda uma balada de António dos Santos e um tema de Alfredo Marceneiro.
O CD, com a etiqueta da Ocarina, surge cinco anos depois do seu álbum de estreia, "Sete fados e algumas canções" que mereceu elogios da crítica internacional, nomeadamente pelo magazine da Strictly Mundial (Feira Internacional de World Music).
Em "Luz de Lisboa" o fadista - que também é poeta, agente e produtor de espectáculos de fado - é acompanhado à guitarra portuguesa por Paulo Jorge Santos, à viola por José Elmiro Nunes e no contrabaixo por João Penedo.
Hélder Moutinho canta a maioria das suas letras em fados tradicionais nomeadamente, o Fado Menor, Fado Alberto, Fado Alfacinha ou o Fado Cravo.
Entre as excepções está "Lisboa das mil janelas" com música de Carlos Manuel Proença e que foi inicialmente gravado pela fadista Maria Amélia Proença.
Carlos Manuel Proença é uma das participações especiais deste CD, ao lado de Diogo Clemente que o acompanha em "Parceiros das farras" (Mascarenhas Barreto/António dos Santos), recriação de um tema do repertório de António dos Santos.
Outra recriação é "Fado bailado" (Henrique Rêgo/Alfredo Duarte) de Alfredo Marceneiro.
Entre os fados gravados, referência ainda para "Ao velho cantor", "Fado Refúgio", "Eu lembro-me de ti, Lisboa" para além do tema de abertura "Ai do vento".
O fadista assume a produção do CD que, disse à agência Lusa, "foi feito entre reuniões, viagens, agenciamento planificações e a gestão de um empresa com outros artistas".
Hélder Moutinho - irmão de dois outros nomes de referência do Fado, Camané (Prémio Blitz) e Pedro Moutinho (Prémio Revelação 2003 da Casa da Imprensa) - começou por cantar entre amigos.
Em 1994, integrou o elenco da casa de fados Nono, no Bairro Alto, em Lisboa.
Nesse mesmo ano, no âmbito de Lisboa - Capital Europeia da Cultura, participa no projecto "Fados da Mãe-d'Água".
Tem actuado com regularidade noutras casa de fado lisboetas, designadamente a Taverna do Embuçado e Mesa de Frades, em Alfama (Lisboa) e participou em vários espectáculos, tanto em Portugal, como no estrangeiro.
Integrou do cartaz do Festival de Rudolstadt (Alemanha), do FESTIMA (Portugal), Músicas de cidades com Portos (Lisboa), de Nova Jérsia (EUA), "Um Porto de Fado" (Porto), entre outros.
Hélder Moutinho surge agora com um novo CD que será apresentado sábado à tarde na FNAC de Cascais e domingo à tarde na FNAC de Almada.
NL.
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Comments