Lisboa, 22 Out 2004 (Lusa) - Esmeralda Amoedo, a vencedora da I Grande Noite do Fado, edita esta semana um novo CD onde revisita alguns dos seus êxitos, como "É mentira", e integra o excerto de uma actuação ao vivo.
O CD "Fado no S.Luiz", com a etiqueta da Metrosom, inclui quatro faixas de uma actuação ao vivo da fadista interpretando temas do seu repertório, nomeadamente, "Fado vadio" e "Junto ao cais" da dupla Joaquim Luís Gomes e Francisco Nicholson, "Nem ódio, nem vingança" (J.L.Gomes/Gonçalves Preto) e "Juras" (Pedro Bandeira/Alfredo Mendes).
Nesta actuação Esmeralda Amoedo, que venceu a I Grande Noite do Fado em 1953, é acompanhada por António Chaínho (guitarra portuguesa) e José Maria Nóbrega (viola).
Entre os 16 fados gravados, referência para "Açores - nove lágrimas" da autoria da fadista que o canta no Fado Menor.
O CD abre com "O meu nome" escrito por Adriano Reis propositadamente para a fadista que, entre os vários fados gravados, escolheu temas do repertório de Amália Rodrigues e outros do teatro de revista.
Do repertório de Amália Rodrigues, foram escolhidos "Erva da rua" (João Linhares Barbosa/Jaime Santos) e "Barco negro" (Caco Velho/David Mourão-Ferreira).
Entre os fados saídos dos palcos da revista refira-se "O que sobrou da Mouraria" (de vários autores) ou "Um fado para esta noite" (Ferrer Trindade/César de Oliveira).
Nascida no bairro lisboeta da Mouraria, Esmeralda Amoedo cantou em todas as sociedades de recreio lisboetas, para além de ter figurado nos cartazes de várias revistas.
Nos palcos, actuou ao lado de Ivone Silva, Camilo de Oliveira, António Feyo, Francisco Nicholson, Irene cruz, Manuela Maria, Helena Isabel e Camacho Costa, entre outros.
Esmeralda Amoedo integrou o elenco de várias casas de fado tanto em Lisboa como no Porto, nomeadamente Café Luso, Adega Mesquita, Toca, Painel do Fado e Mal Cozinhado.
Actuou várias vezes no estrangeiro e ao longo de mais de 50 anos de carreira recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio Carreira pelo Jornal de Notícias e Prémio Neves de Sousa pela Casa da Imprensa que o ano passado a agraciou com um prémio especial.
Esmeralda Amoedo, que é acompanhada à guitarra por Manuel Gomes e à viola por Fernando Gomes, interpreta ainda "Testamento" (Alda Lara/Fontes Rocha), "É mentira" (João Vasconcelos/Jorge Rosa) ou "à tua espera" (Maria Nelson/J.Fontes), entre outros temas.
"Fado no S.Luiz" é Um CD que segundo o produtor discográfico Branco de Oliveira "demonstra a qualidade de um voz única e a arte de bem cantar".
NL.
Recent Comments