A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo apresenta quinta-feira no Teatro Camões, em Lisboa, o espectáculo "Amaramália", uma coreografia de Vasco Wellemcamp numa homenagem à fadista Amália Rodrigues.
O bailado, que estreou em Julho no âmbito do Festival de Sintra e que recentemente passou pelo Teatro Joyce, em Nova Iorque, é a quarta versão de uma peça que o coreógrafo apresentou pela primeira vez em 1990.
O coreógrafo e director artístico da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Vasco Wellemcamp, disse à agência Lusa que, na origem desta versão actualizada do bailado em homenagem a Amália Rodrigues, estiveram vários pedidos de agentes nacionais e internacionais.
"Pediram-me que voltasse a pôr no palco esta obra que foi muito dançada no estrangeiro, nomeadamente em Genebra (Suíça) e em Zagreb (Croácia)", referiu.
Entre 1990 e 1994, Vasco Wellemcamp foi convidado a criar uma trilogia sobre o tema "Fado" para o Ballet du Grand Theatre de Genève, o Ballet Nacional da Croácia e para o Ballet Gulbenkian.
"Catorze anos após a estreia da primeira obra de homenagem a Amália Rodrigues, decidi fazer um bailado a que dei o nome de "Amaramália Abandono"", contou o coreógrafo.
Vasco Wellemcamp explicou que optou por fazer um bailado actualizado e não uma reposição porque já passaram muitos anos desde que a obra foi apresentada pela primeira vez porque considera que já não é o mesmo coreógrafo.
"Por um lado já não sou o mesmo coreógrafo, a minha atitude profissional mudou e, por outro, porque trabalho com uma companhia diferente", disse.
O coreógrafo salientou que o bailado continua a ter o mesmo objectivo, ou seja, fazer uma viagem através dos fados de Amália Rodrigues.
Segundo Vasco Wellemcamp, a diferença entre as quatro versões está na forma de tratamento da linguagem coreográfica, a velocidade e o cenário.
"Amaramália" estreou em 1990 no Ballet de Grand Theatre de Genève e em 1992 foi apresentada em Zagreb, pela Companhia de Baildo do Teatro Nacional da Croácia.
Em 1994, o Ballet Gulbenkian, então sob a direcção de Vasco Wellemcamp, estreou outra versão de "Amaramália" no Grande Auditório da Fundação, no âmbito de Lisboa Capital da Cultura.
O espectáculo será interpretado por 17 bailarinos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo ao som de fados de Amália Rodrigues que serão intervaladas por peças compostas por Carlos Zíngaro.
"Amaramália" tem esgotado salas em Portugal e em Nova Iorque, onde no início do mês a companhia fez a sua estreia no Teatro Joyce, foi considerada pelo jornal The New York Times como estando "entre o que de melhor se viu esta temporada".
O espectáculo pode ser visto no Teatro Camões, em Lisboa, entre quinta-feira e sábado.
DD.
Lusa - 22.11.2004
I have followed all things that you said. Thanks.
http://www.torrentbasket.com/rneg
Posted by: Kelly | 30-07-2010 at 20:49