Paris, 19 Nov (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Paris, Bertrand Delanoe, condecorou hoje Mísia com a Medalha Vermelha da capital francesa em "testemunho do amor de Paris" à fadista portuguesa.
O autarca socialista frisou o valor afectivo que revestiu esta distinção a "uma artista que honrou o património do seu povo com a criatividade, poesia e outros instrumentos, reinventando o fado".
Delanoe recordou a actuação de Mísia durante a visita do "amigo" Presidente da República Jorge Sampaio, há dois anos, ao edifício da Câmara Municipal no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.
Nessa altura, foi organizada uma recepção à comunidade portuguesa, que Delanoe diz estar "no coração de Paris".
"Paris ama o fado e ama Portugal", exclamou, antes de entregar a medalha à artista.
Por seu lado, Mísia reconheceu que Paris é, juntamente com Lisboa, um dos seus "dois amores", onde fez uma parte do seu percurso artístico e onde gosta de se passear e fazer compras.
"Esta medalha é um reconhecimento do meu trabalho e também da presença da cultura e da comunidade portuguesa em Paris", declarou ainda, agradecendo a insígnia "do fundo do coração".
Esta medalha já distinguiu, entre outros, o cineasta Manoel de Oliveira, a cantora lírica Barbara Hendrix e a actriz Maggie Cheung.
Na cerimónia estiveram presentes o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Carlos Gonçalves, e o embaixador de Portugal, João Rosa Lã.
No passado mês de Janeiro, Mísia fora condecorada igualmente em França, com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelo então ministro da Cultura francês, Jean-Jacques Aillagon.
BM.
Novo CD de Mísia "Drama Box" será editado em Fevereiro |
Lisboa, 18 Nov (Lusa) - O próximo álbum da fadista Mísia, que sexta-feira receberá a Medalha Vermelha de Paris, será editado em Fevereiro com o título "Drama Box", disse hoje a artista à Lusa.
Mísia adiantou que o álbum, gravado nos Estúdios Xangrilá, em Lisboa, conta com a participação especial da artista plástica Sophie Calle.
"O fado será a grande presença deste álbum, mas cantarei também tangos e boleros", disse a artista.
"Drama Box" conta ainda com participação das actrizes Hanna Schygulla, Maria de Medeiros, Fanny Ardant e Miranda Richardson que lerão poemas.
Mísia e Maria de Medeiros realizaram este ano, na Cité de la Musique, em Paris, um espectáculo intitulado "Lisboa".
A fadista realiza actualmente uma digressão por França, devendo regressar dia 27 a Lisboa.
NL. |
|
Comments