Lisboa, 22 Set (Lusa) - A primeira gala de entrega dos Prémios Amália Rodrigues, a 18 de Outubro, em Lisboa, constitui "um virar de página" na Fundação que ostenta o nome da fadista, disse à Lusa António Manuel de Morais do conselho administrativo.
"A gala será o reencaminhar da Fundação Amália Rodrigues, instituída por testamento pela fadista, nos seus objectivos, ultrapassadas que estão todas as maledicências", disse à Agência Lusa António Manuel de Morais.
A iniciativa será anual e, através da entrega do conjunto de prémios que ostentam o nome da criadora de "Ai, Mouraria", falecida a 06 de Outubro de 1999, procura-se "manter viva a memória de Amália".
A gala decorre no Teatro de São Luiz e conta com a presença de vários artistas, alguns dos quais conviveram com Amália Rodrigues, "revertendo os lucros para os fins de solidariedade da fundação".
Dos premiados, ausências de Camané (Prémio Melhor Intérprete Masculino) e de Mariza (Prémio Internacional), por "razões de agenda", e ainda de José Pracana (Prémio Fado Amador), por razões profissionais.
Mariza encontra-se nos Estados Unidos e Camané estará em Bruxelas, onde integra a comitiva do Presidente da República, em visita oficial à Bélgica.
Outro dos galardoados, o guitarrista Raul Nery (Prémio Carreira) também não actuará por se encontrar já retirado da vida artística, conforme disse à Lusa.
Raul Nery acompanhou Amália Rodrigues em vários espectáculos, guardando na memória uma célebre actuação no Teatro Argentina, em Roma, na década de 1950, onde a fadista foi aplaudida de pé durante "vários minutos, coisa nunca antes vista naquele teatro de ópera para uma artista ligeira".
Participam outros galardoados, nomeadamente Carmo Rebelo de Andrade e Ricardo Ribeiro (Prémios Revelação e os únicos com valor pecuniário, 1.250 euros), Ana Sofia Varela (Melhor Intérprete Feminina), Luiz Goes (Prémio Fado de Coimbra), Hélder Moutinho (Melhor Álbum de Fado) e Argentina Santos (Prémio Carreira).
O espectáculo inclui ainda a actuação do conjunto de guitarras de Carlos Gonçalves, constituído pelo guitarrista, por Lelo Nogueira (viola) e Joel Pina (viola baixo), músicos que acompanharam várias vezes a criadora de "Povo que lavas no rio".
Carlos Gonçalves é galardoado com o Prémio Melhor Guitarra de Fado e Joel Pina com o Prémio Melhor Viola baixo de fado.
Entre os músicos, José Fontes Rocha, galardoado com o Prémio Melhor Compositor de Fado, irá acompanhar o cantor de Coimbra Fernando Machado Soares, um dos membros do júri que escolheu os distinguidos.
Além de Machado Soares, constituíram o júri a fadista Maria do Rosário Bettencourt, o jornalista Manuel Halpern, a gestora do Museu do Fado Sara Pereira e o António Manuel de Morais, da Fundação.
Integram também o cartaz da gala Joana Amendoeira, António Zambujo e Isabel Silvestre (Prémio Música Étnica), que será acompanhada por Rão Kyao e João Gil.
Outro artista que subirá ao palco do São Luiz é Jorge Fernando, ex-acompanhante de Amália e que recentemente editou em CD um dueto com a fadista.
O CD "Memória e fado", editado em Agosto pela Som Livre, inclui o tema "Vida" gravado em 1994 com Amália Rodrigues.
O poeta e declamador Mário Raínho abrirá o espectáculo lendo um poema de José Luís Gordo (Prémio Melhor Poeta de Fado).
José Luís Gordo autor de cerca de 200 letras de fado, entre as quais "Cantarei até que a voz me doa", editou no ano passado uma antologia, intitulada "Recados ao fado".
O cartaz da gala fica completo com a actuação da cantora Piedade e da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, que recebeu o Prémio Música Sinfónica.
Os Prémios Amália Rodrigues foram anunciados oficialmente em Junho. à excepção dos Prémios Revelação, todos os outros são apenas simbólicos, recebendo cada distinguido uma estatueta em bronze de autoria de Antonieta Roque Gameiro.
A Fundação Amália Rodrigues foi criada a 10 de Dezembro de 1999, dois meses após a morte da fadista que a instituiu em testamento.
NL.
Olá. Gostaria de ter o contacto da Fadista Carmo Rebelo de Andrade. Sabem me informar?
Obrigado. Luis
Posted by: luis | 28-01-2007 at 17:23