Lisboa, 18 Out (Lusa) - O cantor e autor Jorge Fernando festeja quarta-feira, com um espectáculo no Fórum Lisboa, 30 anos de uma carreira que considera "gratificante", quer pelo percurso já feito, quer pelos encontros que lhe proporcionou, afirmou à Lusa.
"São 30 anos vividos com obstáculos, mas também com muitas alegrias, quer pelo público, que tem sido caloroso, quer pelos encontros que me proporcionou", disse à agência Lusa Jorge Fernando.
Entre esses "encontros" salientou os muitos anos ao lado de Amália Rodrigues, uma das pessoas, segundo disse, que mais o incentivou a prosseguir uma carreira a solo.
No âmbito destas comemorações, editou em Agosto, com a chancela da Som Livre, o álbum "Memória e fado" onde traz a lume uma gravação com a fadista, datada de 1994 e até agora inédita.
Amália Rodrigues, falecida em 1999, interpreta com Jorge Fernando o tema "Vida" de autoria do cantautor.
"Numa noite, na sua casa no Brejão (Odemira), como muitas outras de tertúlia, música e poesia, calhou gravarmos", explicou.
Este CD inclui outras participações, nomeadamente, Ana Moura, Lúcio Dalla e Egherto Gismonti.
Quarta-feira à noite, no Fórum Lisboa, além de Jorge Fernando, estarão em palco "duas convidadas muito especiais", as fadistas Argentina Santos e Celeste Rodrigues.
Em declarações à Lusa, Jorge Fernando afirmou que trinta anos de fado lhe dão já "uma perspectiva de carreira" onde reconhece "ter desenvolvido um estilo novo".
O estudioso de fado Luís de Castro disse à Lusa que, "não cantando o fado tradicional, Jorge Fernando é sem dúvida um dos maiores fadistas".
Luís de Castro referenciou ainda o seu papel como acompanhador, compositor e poeta.
"Na área da poesia, Jorge Fernando trouxe novas imagens de grande lirismo para o fado e compôs música de um modo muito próprio".
"Aos 16 anos compôs +Boa noite solidão+ para Fernando Maurício que ainda hoje é uma referência no fado", salientou Luís de Castro.
O investigador referiu ainda o seu papel como acompanhante, ao lado de Amália Rodrigues, sendo guitarrista Carlos Gonçalves.
Foi aliás Gonçalves "quem notou o ainda muito jovem Jorge Fernando, a tocar no restaurante Senhora das Preces, em Cascais, e o apresentou à fadista".
Jorge Fernando referiu também o seu trabalho como produtor, tendo, nesta qualidade, assinado entre outros, o primeiro álbum de Mariza "Fado em Mim", e o mais recente álbum de Ana Moura, "Aconteceu".
Em 2003 a cidade italiana de Recanati homenageou-o em reconhecimento do seu talento como cantautor, produtor, instrumentista e impulsionador de novos talentos.
Como cantor, Jorge Fernando concorreu a dois Festivais RTP da Canção, em 1990 com "Rosas brancas para o meu amor" (7ºclassificado) e em 1992 com "Umbadá" (4ºclassificado).
Em 1986 gravou o seu primeiro LP e em 1987 o seu primeiro disco de fados, "Boa noite solidão", onde colaboraram Fernando Maurício, Maria da Fé e José Manuel Barreto.
No ano seguinte, a Rádio Comercial, por votação do público, atribui-lhe o Prémio Popularidade.
Quanto a projectos, o pianista italiano Arrigo Cappelletti convidou-o recentemente para gravar um disco como co-produtor e cantor, com poemas de Fernando Pessoa, Mário Sá-Carneiro e Eugénio de Andrade.
O projecto integra o bandoneonista Daniel di Bonaventura, o guitarrista Flavio Minardo, o violoncelista Davide Zacharia, e Custódio Castelo, na guitarra portuguesa.
NL.
Os anos passam, planos e sonhos ficam por realizar e não vou adiar mais o de ouvir ao vivo este profissional da musica que faz me companhia diariamente em casa,nas viagens de carro e atè a não irritar me nas filas de transito porque as suas musicas são um calmante para mim.será que por tudo isto poderão dizer me onde poderei ouvi-lo cantar?Espero resposta para não adiar mais um dos meus sonhos.
Posted by: Sandra Caldeira | 02-11-2010 at 22:01
lo que yo queria, gracias
Posted by: Flouch-online | 28-09-2010 at 17:29
ola jorge ja ha muintos anos que nao falamos eramos amigos do recreativo da quinta da lomba bom tempos que foram aquela malta toda pois tou a ver agora uma reportagem tua na rtp pois vivo na australia desejo te as maiores felecidades pra ti e tua familia com saudades do grupo do futuro
Posted by: ana simoes | 21-06-2010 at 12:32
É sempre um prazer enorme ouvir o Jorge Fernando; além disso, o muito que ele tem dado ao fado, criando textos e melodias fantásticas que generosamente faculta a outras vozes é memorável! Sou admiradora incondicional e gostaria muito de vê-lo actuar na Madeira. Entretanto desejo-lhe tudo de bom e espero que continue a falar- nos ao coração como tão bem ele sabe...
Posted by: Maria Benvinda de Abreu Ladeira Franco | 27-10-2009 at 21:44
Bem, já lá vão talvez uns 18 anos, tinha eu 9 para 10 aninhos, que este Senhor da música portuguesa foi ás "Festas" de Santa Comba Dão que decorriam nas instalações do Corpo de Bombeiros. Tenho algumas fotos com ele...sentada no seu colo!!
Pois desde essa data e até hoje que tenho uma enorme admiração pelo grande Jorge Fernando.
Grande compositor, uma voz fantástica!
Grande abraço
Ana Baptista
Posted by: Ana Baptista | 23-10-2009 at 16:31
DIZEM QUE CANTAS BEM E TOCAS
MAS COMO HOMEM NAO VALES NADA.
UM DIA TAVEZ DIA 18DE OUTUBRO 30 ANOS DE CARREIA QUE QUEIA A GRANDE NODOA DE HOMEM QUE ÉS.ATÉ LÁ
Posted by: PAULO | 05-10-2009 at 13:38
gostaria de saber o contacto do jorge fernando para falar falar sobre o filme da minha prima AMALIA RODRIGUES
Posted by: vitor manuel rebordão fernandes | 01-02-2009 at 20:04
Será que alguém me pode ajudar a encontrar os CD'S que procuro? Nomeadamente Rosa Brancas? Grata [email protected]
Posted by: Maria Eugenia Costa e Sousa | 17-07-2008 at 15:16
Muito boa tarde.Quero desejar ao cantor Jorge Fernando, e aproveitando este espaço, as maiores felicidades, e que nunca deixe de dar aos seus admiradores a alegria de o poder ouvir, por muitos mais anos.
Já agora, gostaria caso seja possível, me digam onde posso adquirir CD'S dele, uma vez que já os tive e por motivo de um assalto fiquei sem nada. Grata pela oportunidade que me dão.
Um beijinho Geny
Posted by: Maria Eugenia Costa e Sousa | 17-07-2008 at 15:11
Desde "Rosas Brancas", até às letras de Ana Moura, gosto de todas, mas mais das cantadas por Jorge Fernando!Força e um Bom 2008!Bons Fados!!!!!!!!!!!!!!
Posted by: Inês Torres | 30-12-2007 at 04:04
Olá Jorge.
Tive conhecimento da celebração dos teus 30 anos de carreira, no próximo dia 11. Tenho pena de não poder lá estar, mas aqui vai um grande abraço do amigo Miguel do (Atlético do Montijo)
Posted by: Miguel Almeida | 09-07-2007 at 13:10
Gostaria de saber onde actua Jorge Fernando, alguèm me pode dizer?
Posted by: Maria Gabriela A P | 26-02-2006 at 19:46
Onde actua jorge fernando ?
Posted by: Luis Lopes | 30-11-2005 at 19:30
Alguém me pode dizer se o Jorge Fernando tem um site ou alguma outra forma de lhe dar os parabéns por este magnifico disco?
Muitos obrigado por esta obra fantástica e tocante que gravaste! Parabéns e viva ao fado e á música portuguesa!!!
Posted by: Francisco Gomes | 21-11-2005 at 17:43