Lisboa, 27 Out (Lusa) - Um ano após ter actuado no Joyce Theatre, em Nova Iorque, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo regressa em Novembro a esta cidade norte-americana para apresentar em três teatros o bailado "Amaramália", de Vasco Wellemkamp.
Após o sucesso obtido em Outubro do ano passado com a realização de oito espectáculos no Joyce Theatre de Nova Iorque, Estados Unidos, a companhia actua a 11 de Novembro no Brooklyn Center - Whitman Theatre, a 12 no Performing Arts Center - Pepsico Theatre e a 13 no Zeiterion Theatre, em New Bedford.
O coreógrafo Vasco Wellemkamp disse hoje à agência Lusa que o convite para apresentar este bailado em Nova Iorque surgiu dos próprios directores e produtores dos teatros onde vão actuar no próximo mês.
"Os produtores e directores dos teatros assistiram ao nosso espectáculo em Outubro do ano passado no Joyce Theatre, gostaram e convidaram-nos a actuar nas suas estruturas", contou o coreógrafo.
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) estreou em Julho de 2003 uma nova versão do bailado "Amaramália", uma coreografia de Vasco Wellemkamp.
"Amaramália" é a quarta versão de uma peça que o coreógrafo e director artístico da CPBC apresentou pela primeira vez em 1990.
Entre 1990 e 1994, o coreógrafo foi convidado a criar uma trilogia sobre o tema "Fado" para o Ballet du Grand Theatre de Genéve, o Ballet Nacional da Croácia e para o Ballet Gulbenkian.
Vasco Wellemkamp explicou à Lusa que o bailado tem como objectivo homenagear a fadista e ao mesmo tempo fazer uma viagem através dos fados de Amália Rodrigues.
"Povo que lavas no rio", "Barco Negro", "Abandono" e "Prece" são alguns dos fados da maior diva do fado que Vasco Wellemkamp usa em "Amaramália".
DD.
Comments