Lisboa, 21 Jan (Lusa) - Aldina Duarte edita na segunda-feira o seu primeiro disco de fado tradicional, integralmente escrito pelo letrista João Monge, disse hoje à Lusa a fadista.
"Lancei o desafio ao João Monge de escrever um disco inteiro para mim, escolhendo apenas músicas tradicionais de fado, ditas clássicas", explicou à agência Lusa Aldina Duarte.
Em "Crua", título do segundo álbum de Aldina Duarte, as letras de João Monge são interpretadas nos fados "mocita dos caracóis", "magala", esmeraldinha", "adiça" ou "bacalhau", que originalmente foram compostos para outros poemas.
O objectivo de Aldina Duarte é renovar o fado a partir da letra que expresse uma vivência actual e contemporânea, respeitando uma herança.
Aldina Duarte é também ela poetisa, cantada por Camané, Mariza e Joana Amendoeira, entre outros.
"Cantar alguém que vive o meu tempo é um desafio, tanto mais que debati muito as temáticas deste disco com o João Monge", explicou à Lusa.
Relativamente ao álbum "Crua" - a editar pela EMI Music Portugal na segunda-feira - Aldina Duarte disse "ser um disco mais uterino e profundo".
"O fado é uma arte e como tal requer autenticidade e só isso é já a antítese da moda que inconstante ao contrário do fado", disse.
Aldina Duarte actua regularmente em teatros europeus, onde, conforme disse à Lusa, beneficia do facto destes espaços terem programações continuadas onde pode "mostrar" o que faz.
Aldina Duarte estreou-se em 2004 com o álbum "Apenas o amor".
Tal como no primeiro álbum, acompanham Aldina, neste CD José Manuel Neto (guitarra portuguesa) e Carlos Manuel Proença (viola), a produção é de João Monge.
NL.
Muito obrigada pelo destaque relativo ao meu segundo CD - CRUA - e parabéns pelo seu blog!
Gostaria de informar que para além do meu novo site, tenho um "Blog Diário" com a seguinte morada: www.aldinaduarte.com/blog, esta é a morada de acesso directo e de navegação funcional através das setas avançar/recuar.
Até sempre!
Posted by: aldina duarte | 25-05-2006 at 02:48