O fadista Camané, que no final do ano editará um novo álbum, actua dia 23 de Agosto no Festival de Helsínquia, considerado o mais eclético dos festivais finlandeses.
Esta primeira actuação de Camané em terras finlandesas servirá de mote para o lançamento da colectânea "The Art of Camané - The Prince of Fado" (Hemisphere), que faz uma retrospectiva da sua carreira
O criador de "Senhora do Livramento" (José Luís Gordo/Marcha de Alfredo Marceneiro) será acompanhado, no palco de Helsínquia, por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Paulo Paz (contrabaixo).
O Festival de Helsínquia realiza-se desde 1968 e sucedeu às "Semanas de Sibelius" passando a ser uma "montra" das artes performativas e musicais finlandesas e internacionais.
Além da música clássica, o Festival de Helsínquia divide-se em ciclos dedicados a diferentes áreas, Camané integra-se no Huvila Festival Tent dedicado à "world music".
O fadista português actuará no palco do Municipal de Helsínquia que acolherá nomes como o Martenson Remix, o Trio de Michael Legrand, Jaipur Kawa Brass Band, Paula Morelenbaum, Amadou & Mariam e Natasha Atlas.
Outras áreas referenciadas neste festival finlandês são o jazz, o circo, a dança e a poesia.
Camané, que no ano passado recebeu o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Fadista, começou a cantar fado ainda menino, tendo ganho por duas vezes a Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa, nas modalidades Júnior e Sénior.
Com vários álbuns gravados, editou este ano o seu primeiro DVD que regista o espectáculo realizado o ano passado no Municipal de São Luiz, em Lisboa.
Entre os seus fados de maior êxito contam-se "Acordem as guitarras", uma criação de Fernando Farinha, "Filosofias", "Resta contínua saudade", "Esquina de rua", "Ela tinha uma amiga" ou "A minha rua", "Escada sem corrimão", uma criação de Amália Rodrigues, "Saudades trago comigo" e "Eu não me entendo".
LUSA/ NL.
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Comments