MANUEL de ALMEIDA
Memórias de Fado
A Associação (APAF) prossegue o ciclo de colaborações com o Museu do Fado visando recordar nomes da cena fadista que foram decididamente marcantes na sua história.
Quinta-feira * 23 Novembro * 21H00
MANUEL Ferreira de ALMEIDA nasceu em Lisboa, no Bairro da Bica, a 27 de Abril de 1922.
Aos 15 anos aparece a cantar fado de Lisboa num espectáculo de amadores, mas só aos 29 aceita os insistentes convites para se tomar profissional.
A sua estreia foi no restaurante típico A Tipóia, dirigido por Adelina Ramos, fadista de nomeada, onde se manteve 12 anos, após o que passou a actuar no restaurante típico Lisboa à Noite, ao lado de Fernanda Maria, onde se manteve 11 anos, actuando em seguida no Forte D. Rodrigo, em Cascais.
A sua carreira fez-se também nos palcos estrangeiros onde actuou recebendo grandes elogios da crítica especializada.
Manuel de Almeida gravou dezenas de discos, alguns deles em Espanha, e até um de tangos para uma etiqueta norte-americana, um dos seus últimos discos foi produzido por Rão Kyao com quem gravou e actuou.
A par da carreira de fadista Manuel de Almeida foi um inspirado poeta tendo registado na Sociedade Portuguesa de Autores 50 letras suas.
O fadista morreu em 1995 em Cascais.
Vítor Duarte Marceneiro apresentará um diaporama sobre o fadista, com apresentação e texto de Ana Maria Mendes. Nani e Luís Almada interpretarão fados de Manuel de Almeida , acompanhados à guitarra portuguesa por Luís Ribeiro e à viola por Jaime Martins.
Este ciclo encerra dia 30 de Novembro, numa sessão dedicada a FERNANDO FARINHA, e que conta com a participação de António Rocha e Manuela Cavaco.
Recent Comments