canta os fados do cinema português
Dia 22 de Outubro às 21.30h no Cinema da Casa da Cultura de Seia como cerimónia de abertura oficial do CineEco 2007
Depois ter ter vestido a pele de Alice no musical infantil "Alice no País das Maravilhas" e de Liesl (a filha mais velho do Capitão Von Trapp) em "A Música no Coração", ambos encenados por Filipe La Féria no Teatro Politeama, Cátia Garcia dá agora inicio a um novo espectáculo que homenageia a ligação do fado e do cinema.
Apesar de diluída no tempo e num pequeno número de obras, a ligação entre o fado e o cinema português (e algum internacional) é de grande importância, tendo tido como resultado algumas das obras mais marcantes do cinema português como é o caso de "Severa", "A Canção de Lisboa", "Capas Negras" ou "Verdes Anos". É essa ligação que Cátia Garcia estabelece neste espectáculo que percorre os tempos, os filmes, os actores, os compositores, os fadistas e os realizadores unidos pelo cinema e pelo fado. Amália Rodrigues e Hermínia Silva são alguns dos grandes nomes do fado citados ao lado dos actores Vasco Santana, Beatriz Costa ou António Silva, dos realizadores Cottinelli Telmo, Leitão de Barros ou Paulo Rocha, dos compositores e letristas Alfredo Marceneiro, Frederico Valério, Alberto Janes, Carlos Paredes, Raul Ferrão, Sérgio Godinho, Pedro Ayres de Magalhães ou Rodrigo Leão, e até mesmo do toureiro Diamantino Viseu. Uma viagem através do cinema e do fado nesta nossa estranha forma de ser…
Voz – Cátia Garcia
Guitarra Portuguesa – Samuel Cabral
Guitarra Portuguesa – Miguel Amaral
Viola – Nel Garcia
Contrabaixo –João Penedo
FADO
A 24 IMAGENS POR SEGUNDO
Cátia Garcia
Nasceu no Porto. Começou a cantar desde muito cedo participando em vários espectáculos, concursos, noites de fado, etc. Fez o Curso de Canto do Conservatório de Vila Nova de Gaia. Em 2000 participa na Grande Noite do Fado em Lisboa onde vence o 2º Lugar e no Porto onde ganha o 3º Lugar. Em 2001 participa novamente na Grande Noite do Fado em Lisboa onde vence o 2º Lugar e no Porto onde ganha o 1º Lugar com a sua interpretação de "Cansaço", de Amália Rodrigues. Em 2001 participa no Encerramento Oficial do "Porto - Capital Europeia da Cultura" num espectáculo no Mercado do Bolhão. No mesmo ano faz vários espectáculos em França (Lyon, Grenoble, St. Ethiene, etc). Entre 2002 e 2005, após gravar o seu primeiro CD, "À Procura do Fado", realiza diversos espectáculos e concertos tanto a solo como em espectáculos organizados em diversas salas do País. Em 2005 é convidada por Filipe La Féria a interpretar o papel de Amália Rodrigues no musical "Amália" em cena no Teatro Sá da Bandeira no Porto. No mesmo ano volta a ser convidada por Filipe La Féria a interpretar a protagonista de "Alice no País das Maravilhas" desta vez em Lisboa, no Teatro Politeama. O espectáculo esteve em cena durante cinco meses. Logo de seguida, entra para o elenco de "A Canção de Lisboa", de Filipe La Féria, também no Teatro Politeama. Na RTP participa no espectáculo "Campo Pequeno De Novo Em Grande", espectáculo idealizado por Filipe La Féria para a reabertura da Praça de Touros do Campo Pequeno e exibido em directo pela RTP 1, África e Internacional. Em 2006, mantém-se no elenco da companhia do Teatro Politeama para interpretar o papel de Liesl, a filha mais velha do Capitão von Trapp, no musical "Música no Coração", encenado por Filipe La Féria. Participou em vários programas de televisão como "Praça da Alegria", "Portugal no Coração", "A Vida é Bela", "Herman SIC", "Fátima Lopes", "Você na TV", "Êxtase", "Só Visto", etc. Recentemente foi convidada a participar numa longa-metragem que será a sua estreia no cinema. Tem também vindo a desenvolver actividade como produtora na área do cinema e vídeo.
Para mais informações:
http://www.freewebs.com/catiagarcia/
ou
[email protected]
Comments