Lisboa, 06 Nov (Lusa) - Fernando Rolim quebrou uma ausência de 20 anos dos estúdios e editou um novo álbum de música de Coimbra, "Regresso de quem nunca partiu", que dedica aos conimbricenses e aos estudantes da universidade.
"Sempre cultivei o cantar, a tertúlia com os amigos, mas o gravar implicava idas e vindas a Coimbra e a minha vida de médico, em Setúbal, não me permitia. Mas, incitado pelos amigos, decidi voltar a gravar" - disse à agência Lusa o cantor.
"Na realidade os ensaios para este álbum comecei-os há 20 anos com o António Brojo e o António Portugal, mas as atribulações da vida adiaram a sua edição", acrescentou.
O álbum, editado pela Ovação, inclui 19 temas, entre eles "Som da 'Cabra'", uma gravação do toque do sino da torre da Universidade, um ex-libris da cidade.
"Este disco dedico-o a Coimbra, a cidade onde nasci, e às suas pessoas, não apenas aos estudantes. Incluo aliás canções que são da cidade e não dos estudantes", sublinhou.
Entre essas canções citou "Morena", que já ouvia à avó e para a qual acrescentou uma quadra de sua autoria, "Balada de Coimbra" e "Fado das fogueiras" (Francisco Paulo Menano/Augusto Gil", que "era hábito cantar antigamente quando as pessoas iam fazer piqueniques fora de Coimbra, em Celas, no Calhabé ou Vale de Canas".
Memórias de outros tempos que lhe trazem "alguma nostalgia", mas também a vontade de "pela canção de Coimbra fazer tudo", e lança um apelo "aos mais novos": "façam o que fizerem, modernizem-na, renovem-na, mas nunca acabem com a canção de Coimbra".
"A canção de Coimbra, tanto quanto sei, é a única canção estudantil no mundo", sublinhou.
Fernando Rolim explicou à Lusa que em seu entender "há a canção de Coimbra, especifica das suas gentes e que faz parte do folclore coimbrão, e a canção dos estudantes, que é única".
"A expressão 'fado de Coimbra' - disse - vem por arrastamento ao fado de Lisboa, pois parece similar, mas não só a guitarra é diferente como a afinação [lá - ré - mi] é um tom abaixo e todo o aspecto formal".
Fernando Rolim guarda várias memórias da vida estudantil, "as serenatas que terminavam sempre com a 'Balada de Coimbra'(Henrique Martins de Carvalho/Jose´Eliseu), as idas com o Orfeon Académico a tantas partes do mundo" ou o facto de ter participado nas primeiras emissões da RTP.
"Já antes da televisão em Portugal tínhamo-nos apresentado na TV Globo, no Rio de Janeiro, aliás nós levámos um sino de Coimbra para a construção da cidade de Brasília", recordou.
Actuações no estrangeiro são muitas e à televisão carioca junta-se a BBC, a televisão nipónica, a francesa ou a espanhola.
Hoje considera que "não faz sentido cantar a ida da tricana à fonte", mas "a canção dos estudantes não pode acabar e há que renovar".
Novos talentos não faltam, afirmou, e aponta dois nomes que o acompanham neste CD: Carlos de Jesus e Paulo Largueza, para além do grupo de Grupo de Guitarras da Associação Cultural Coimbra Menina e Moça.
"Há que continuar, não se pode parar. Em 1987 eu, com outros colegas, pensámos que era altura de a canção de Coimbra recuperar o seu espaço, e hoje há novos talentos, tão bons ou melhores que no meu tempo, e há que renovar a temática, adaptar aos dias de hoje", disse.
Em "Regresso de quem nunca partiu", Fernando Rolim interpreta alguns temas que fizeram sucesso na sua voz e recupera outros temas "um pouco esquecidos" como "Meu nabo, meu grelo", cujo autor se desconhece.
"Este tema dedicado aos alunos grelados [do 3º ano] foi recriado no filme 'Camões', de António Lopes Ribeiro, com outra letra", afirmou.
Entre os temas gravados refira-se, "Feiticeira" (Ângelo Araújo), "Morena" (Popular/Júlio Dinis/F. Rolim), "Louca" (Manuel Julião), "Canção das lágrimas" (Armando do Carmo Goês), "Tive um só amor na vida" (Carlos Figueiredo) ou "Adeus a Coimbra" (Paradela de Oliveira).
NL. - Lusa/Fim
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
São belas os fados português, eu estava passando e vi o nome Fernando Rolim e vi que era um parente. Sou o compositor Francisco Rolim esse é o meu espaço www.myspace.com/demouthi veja alguma coisa minha click e escute. Grato e um grande prazer. Demouthie Rolim (Chicão).
Posted by: Francisco Demouthie Rolim Esmeraldo | 17-12-2007 at 18:34