Lisboa, 15 Nov (Lusa) - A Grande Noite do Fado de Braga, que se realiza sábado no auditório do Parque de Exposições, homenageia Alfredo Marceneiro quando se completam 25 anos sobre a sua morte.
"Alfredo Marceneiro é uma figura tutelar do fado, quer como intérprete quer como um dos compositores ainda hoje dos mais recorrentes", disse à Lusa Karter Mendes, da Associação Cultural de Festivais Amadores, que organiza o evento.
Apresentam-se a concurso 16 fadistas amadores - oito homens e oito mulheres - que serão acompanhados pelo grupo de guitarras de Manuel Lima.
Os candidatos serão avaliados por um júri composto por Marisa Pinto (vencedora da V Grande Noite do Fado de Braga e da do ano passado no Porto), João Alves Igreja (animador cultural), Domingos Machado (director do Museu de Cordofones), Fernando Aldeia (poeta), Felix Alonso Cabreriz (maestro) e Manuel Lago (director da Rádio Antena Minho).
Além dos candidatos, na noite de sábado actuam também os dois vencedores do ano passado, Camacho Silva e Teresa Baixo, e Vítor Duarte Marceneiro que falará sobre o seu avô apresentando um diaporama.
"Irei cantar apenas repertório do meu avô, que corresponde a cerca de 70 por cento dos chamados fados clássicos", disse à Lusa Vítor Duarte Marceneiro, neto de Alfredo Marceneiro.
"Leilão da Casa da Mariquinhas" (João Linhares Barbosa), "Bairros de Lisboa" (Carlos Conde) e "Amor é água que corre" (Augusto Sousa), todos com música de Alfredo Marceneiro são alguns dos fados que Vítor Duarte Marceneiro interpretará.
Para o fadista e investigador "esta é uma iniciativa que mostra não só que Alfredo Marceneiro é lembrado, apesar de ser cantado todas as noites, mas também que há interesse em conhecer a sua vida e carreira".
Alfredo Rodrigo Duarte tomou artisticamente o nome da sua profissão, Marceneiro. Nascido em Lisboa em 1891, marceneiro foi apontado como um dos nomes cimeiros do fado.
O musicólogo Rui Vieira Nery, em declarações à Lusa, afirmou que "Marceneiro é ainda hoje uma lição para todos: ouvintes, tocadores, compositores e intérpretes".
Vítor Duarte Marceneiro editou já dois livros sobre o avô, a biografia "Recordar Alfredo Marceneiro" e "Alfredo Marceneiro... Os Fados que ele cantou", e ainda uma biografia de Hermínia Silva.
Actualmente membro da direcção da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), dedica-se a compilar canções que refiram Lisboa com vista a tornar a capital "a cidade mais cantada". Neste sentido desenvolve um blog na Internet - http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt -.
NL. - Lusa/Fim
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
A minha filha tem 15 dizem que uma voz linda para o fado já participou em vários espetaculos.Se fosse possivel inscrever num dos vossos concurssos ou dizer-me como é que eu posso increvela no concursso do porto de Jovens Fadistas.
Posted by: Manuel Joaquim Pereira Macedo | 16-01-2009 at 21:44
A minha filha tem 9 anos e adora cantar fado desde os 4 anos.Tem verdadeira paixão pela Amália. Dizem ser uma verdadeira interprete do fado. Gostaria que ela participasse da grande noite de fados do Porto, mas não sei onde devo fazer a inscrição. Será que me poderiam ajudar?
Obrigado.
Posted by: Graça Simões Pedro | 23-09-2008 at 23:25
ola!!!!
meu nome e joao roque e fui o vencedor da grande noite de fado deliboa no sao luis!!
nao conhecia o vosso concurso, mas congratulo me de haver varios concursos que deem a dimensao k e necessario ao Nosso fado!!!
e uma homenagem jista a k vao fazer ao sr. alfredo marceneiro, visto k os fadistas antigos raramente sao recordado!!!!
saudadçoes fadistas e k tudo corra bem para o vosso concurso!!!
Posted by: joao roque | 13-08-2008 at 03:04
Exibição do Filme "Fados" de Carlos Saura, com Carlos do Carmo interpretando entre outros o "Fado da Saudade" Prémio Goya para a amlhor canção original, no Auditorio do PaRQUE DE EXPOSIÇOES DE BRAGA, amanhâ às 21,00 horas.
Antecipadamente gratos pela V/ melhor atenção e divulgação
Melhores Cumprimentos
Francisco Cunha +351966057115
Posted by: Francisco Cunha | 17-07-2008 at 12:11