No jardim de inverno do Teatro S. Luis, o espectáculo superou as minhas expectativas...um café concerto com "Os Sheiks" com boa música, bom humor, a história da banda dos anos 60, contadas por eles próprios.
Todas as quintas,sextas e sábados as 23.30h...
...O Chiado e o Bairro Alto estão animadíssimos!!!
António Gonzaga
Sheiks contam a sua história em Lisboa
O grupo de pop-rock Sheiks, os "Beatles portugueses" dos anos 1960, contam a sua história a partir de quinta-feira, numa série de espectáculos no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.
Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Fernando Chaby e Edmundo Silva, o "núcleo duro" dos Sheiks, estarão naquele teatro de 08 a 24 de Novembro com uma temporada de actuações para reviver os tempos do conjunto nos anos 60.
Os espectáculos contam com encenação de António Feio e recriam momentos da vida artística dos Sheiks, os ensaios, os concertos e as viagens ao estrangeiro.
Os Sheiks surgiram em 1963 com Carlos Mendes, Fernando Chaby e Jorge Barreto, aos quais se juntaram mais tarde Paulo de Carvalho e Edmundo Silva (que substituiu Jorge Barreto).
Cantavam sobretudo em inglês, editaram vários discos com originais e versões, e foram uma das raras bandas portuguesas a conseguir na altura a internacionalização.
"Sheiks em Paris", editado em 1967 depois de uma temporada de concertos no bar parisiene Le Bilbouqet, foi considerado o melhor registo discográfico da banda.
Depois deste EP, Carlos Mendes foi substituído por Fernando Tordo na voz, mas a banda separar-se-ia pouco depois, em 1968, com a saída de Paulo de Carvalho.
Adeptos do ié-ié, os Sheiks eram os "Beatles portugueses", como descreveu à agência Lusa o jornalista e coleccionador de música Luís Pinheiro de Almeida, que está a preparar uma biografia sobre o grupo, a editar em 2008 pela Assírio & Alvim.
"Todos eles cantavam, tinham uma construção musical sólida, boa harmonia vocal, melodias muito boas e conseguiram a internacionalização, coisa que hoje muitas bandas não conseguem", afirma Luís Pinheiro de Almeida, especialista em Beatles e autor da livro "Beatles em Portugal".
A biografia, para a qual o jornalista fez pesquisas nos jornais da época, onde encontrou "um grande manancial de informação", incluirá depoimentos dos músicos, uma contextualização histórica e traçará a carreira a solo de alguns dos elementos.
A par dos espectáculos no São Luiz, este mês será reeditada pela Som Livre a obra integral dos Sheiks que saiu na Valentim de Carvalho e que incluirá os emblemáticos temas "Missing you" e "Tell me bird", além de versões como "Summertime", de Gershwin, "Michelle", dos Beatles, e "These boots are made for walking", conhecida na voz de Nancy Sinatra.
A reedição será acompanhada por textos de Luís Pinheiro de Almeida.
Exmo Senhores,
Actualmente trabalho na parte de pesquisa da CBV (Produtora de Televisão), para o programa de televisão "A MINHA GERAÇÃO" – em exibição na RTP1, ao Domingo à noite, em directo e apresentado pela Catarina Furtado. Trata-se de um programa de entretenimento, marcado essencialmente por uma vertente de espectáculo (música e variedades). A música é aliás o fio condutor, que nos remete para diferentes épocas. Cada emissão é dedicada a uma década (por exemplo, o primeiro foi dedicado aos anos 80) e todos os conteúdos são ajustados a essa época – música, guarda-roupa, acontecimentos, personalidades, etc. Neste sentido, pretendemos abordar acontecimentos, personalidades, figuras públicas que marcaram Portugal, desde os anos 60 até aos dias de hoje, mas numa óptica diferente: ou seja, dando voz a pessoas que não são muito conhecidas do grande público e que têm algo de interessante/engraçado para contar sobre alguém conhecido ou no contexto de um acontecimento histórico.
De acordo com a nossa pesquisa, para uma das emissões dedicadas aos anos 60, consideramos relevante a abordagem do ponto de vista de algum português que tenha estado em 1969 no WOODSTOCK. Assim achamos interessante se incluirmos testemunhos de alguém que esteve presente e que nos pudésse mostrar um lado mais real/pessoal do que se passou. Neste sentido, solicito a sua ajuda da seguinte forma: identificação de alguma história engraçada/interessante que tenha ocorrido , história de alguém , a sua experiência, etc. O objectivo é essencialmente ter um convidado que tenha uma história interessante para contar ou até mesmo que conheça alguém que nos possa ajudar, isto claro, se não se mostrar disponível a colaborar connosco, o que para nós é sempre preferível.
Este e-mail é enviado sem qualquer compromisso sendo de sua decisão a colaboração ou não no programa da "Minha Geração" sobre os anos 60. Se necessitar de algum esclarecimento não hesite em contactar-nos. Em meio nome e em nome de toda a nossa equipa muito obrigada pela tempo que disponibilizou a ler esta mensagem.
Se souber de algum tipo de informação que seja interessante ou que permita chegar até algum presente não hesite.
Grata pela atenção, aguardo a sua melhor resposta o mais breve possível!
Cumprimentos,
Ana Carolina Gama
Posted by: Ana Gama | 24-10-2008 at 12:42