No jardim de inverno do Teatro S. Luis, o espectáculo superou as minhas expectativas...um café concerto com "Os Sheiks" com boa música, bom humor, a história da banda dos anos 60, contadas por eles próprios.
Todas as quintas,sextas e sábados as 23.30h...
...O Chiado e o Bairro Alto estão animadíssimos!!!
António Gonzaga
Sheiks contam a sua história em Lisboa
O grupo de pop-rock Sheiks, os "Beatles portugueses" dos anos 1960, contam a sua história a partir de quinta-feira, numa série de espectáculos no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.
Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Fernando Chaby e Edmundo Silva, o "núcleo duro" dos Sheiks, estarão naquele teatro de 08 a 24 de Novembro com uma temporada de actuações para reviver os tempos do conjunto nos anos 60.
Os espectáculos contam com encenação de António Feio e recriam momentos da vida artística dos Sheiks, os ensaios, os concertos e as viagens ao estrangeiro.
Os Sheiks surgiram em 1963 com Carlos Mendes, Fernando Chaby e Jorge Barreto, aos quais se juntaram mais tarde Paulo de Carvalho e Edmundo Silva (que substituiu Jorge Barreto).
Cantavam sobretudo em inglês, editaram vários discos com originais e versões, e foram uma das raras bandas portuguesas a conseguir na altura a internacionalização.
"Sheiks em Paris", editado em 1967 depois de uma temporada de concertos no bar parisiene Le Bilbouqet, foi considerado o melhor registo discográfico da banda.
Depois deste EP, Carlos Mendes foi substituído por Fernando Tordo na voz, mas a banda separar-se-ia pouco depois, em 1968, com a saída de Paulo de Carvalho.
Adeptos do ié-ié, os Sheiks eram os "Beatles portugueses", como descreveu à agência Lusa o jornalista e coleccionador de música Luís Pinheiro de Almeida, que está a preparar uma biografia sobre o grupo, a editar em 2008 pela Assírio & Alvim.
"Todos eles cantavam, tinham uma construção musical sólida, boa harmonia vocal, melodias muito boas e conseguiram a internacionalização, coisa que hoje muitas bandas não conseguem", afirma Luís Pinheiro de Almeida, especialista em Beatles e autor da livro "Beatles em Portugal".
A biografia, para a qual o jornalista fez pesquisas nos jornais da época, onde encontrou "um grande manancial de informação", incluirá depoimentos dos músicos, uma contextualização histórica e traçará a carreira a solo de alguns dos elementos.
A par dos espectáculos no São Luiz, este mês será reeditada pela Som Livre a obra integral dos Sheiks que saiu na Valentim de Carvalho e que incluirá os emblemáticos temas "Missing you" e "Tell me bird", além de versões como "Summertime", de Gershwin, "Michelle", dos Beatles, e "These boots are made for walking", conhecida na voz de Nancy Sinatra.
A reedição será acompanhada por textos de Luís Pinheiro de Almeida.
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Exmo Senhores,
Actualmente trabalho na parte de pesquisa da CBV (Produtora de Televisão), para o programa de televisão "A MINHA GERAÇÃO" – em exibição na RTP1, ao Domingo à noite, em directo e apresentado pela Catarina Furtado. Trata-se de um programa de entretenimento, marcado essencialmente por uma vertente de espectáculo (música e variedades). A música é aliás o fio condutor, que nos remete para diferentes épocas. Cada emissão é dedicada a uma década (por exemplo, o primeiro foi dedicado aos anos 80) e todos os conteúdos são ajustados a essa época – música, guarda-roupa, acontecimentos, personalidades, etc. Neste sentido, pretendemos abordar acontecimentos, personalidades, figuras públicas que marcaram Portugal, desde os anos 60 até aos dias de hoje, mas numa óptica diferente: ou seja, dando voz a pessoas que não são muito conhecidas do grande público e que têm algo de interessante/engraçado para contar sobre alguém conhecido ou no contexto de um acontecimento histórico.
De acordo com a nossa pesquisa, para uma das emissões dedicadas aos anos 60, consideramos relevante a abordagem do ponto de vista de algum português que tenha estado em 1969 no WOODSTOCK. Assim achamos interessante se incluirmos testemunhos de alguém que esteve presente e que nos pudésse mostrar um lado mais real/pessoal do que se passou. Neste sentido, solicito a sua ajuda da seguinte forma: identificação de alguma história engraçada/interessante que tenha ocorrido , história de alguém , a sua experiência, etc. O objectivo é essencialmente ter um convidado que tenha uma história interessante para contar ou até mesmo que conheça alguém que nos possa ajudar, isto claro, se não se mostrar disponível a colaborar connosco, o que para nós é sempre preferível.
Este e-mail é enviado sem qualquer compromisso sendo de sua decisão a colaboração ou não no programa da "Minha Geração" sobre os anos 60. Se necessitar de algum esclarecimento não hesite em contactar-nos. Em meio nome e em nome de toda a nossa equipa muito obrigada pela tempo que disponibilizou a ler esta mensagem.
Se souber de algum tipo de informação que seja interessante ou que permita chegar até algum presente não hesite.
Grata pela atenção, aguardo a sua melhor resposta o mais breve possível!
Cumprimentos,
Ana Carolina Gama
Posted by: Ana Gama | 24-10-2008 at 12:42