Lisboa, 08 Dez (Lusa) - A cantora portuguesa Teresa Salgueiro actua segunda-feira em Plock, na Polónia, como solista na estreia naquele país do concerto "Silence, Night and Dreams", obra do compositor polaco Zbigniew Preisner. "Silence, Night and Dreams", que foi editado em CD em Novembro, estreará na Polónia, na catedral de Plock, com a participação de Teresa Salgueiro, da orquestra e do coro da rádio polaca, sob a batuta de Preisner.
Esta será a terceira apresentação ao vivo do álbum "Silence, night and dreams", depois de Atenas e Londres, com Teresa Salgueiro como uma das principais protagonistas.
Interpretada em inglês e em latim, a obra cita textos bíblicos do Livro de Job e do Evangelho segundo São Mateus, assim como escritos do Papa João Paulo II e do poeta polaco Zbigniew Herbert.
Preisner escolheu Teresa Salgueiro para interpretar os temas por ter "uma voz clássica sem ser uma cantora clássica", disse o compositor à agência Lusa.
"Ela tem uma voz pura e fantástica e sem vibrato, exactamente como eu gosto, além disso ela teve uma disponibilidade extrema, passou nove a dez horas em estúdio a trabalhar os temas", sublinhou o músico polaco.
Segundo Zbigniew Preisner, este álbum fala de problemas da actualidade, de como as pessoas desperdiçam o seu tempo em coisas sem importância e mesmo citando a Bíblia, os assuntos permanecem actuais.
O artista, que esteve apenas em Portugal uma vez há alguns anos, em Faro, gostaria de levar este espectáculo a Portugal, embora saiba que é muito dispendioso pela quantidade de músicos que envolve.
No entanto, não está afastada a hipótese de vir a Portugal em 2008, disse Preisner à Lusa.
"Silence, night and dreams" é o segundo grande trabalho discográfico com orquestra que Presiner assim, depois de ter composto "Requiem for my friend", editado em 1998 e dedicado ao compositor polaco Krzystof Kieslovski, para quem escreveu a maioria das bandas sonoras.
Zbigniew Preisner, 52 anos, é conhecido sobretudo pela estreita colaboração com Kieslovski, tendo assinado a banda sonora, por exemplo, da trilogia "Azul", "Branco", "Vermelho" e de "A Dupla Vida de Veronique", com os quais vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo e foi premiado em festivais de cinema.
"Silence, Night and Dreams" é o terceiro disco que Teresa Salgueiro edita este ano, sucedendo a "Você e Eu", gravado no Brasil, e "La Serena", gravado com a Lusitânia Ensemble.
Teresa Salgueiro anunciou recentemente que abandonou os Madredeus, onde foi vocalista durante mais de 20 anos, para se dedicar a estes projectos a solo.
SS. - Lusa/fim
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Comments