Os 5.000 discos de música portuguesa, maioritariamente de fado, da colecção do britânico Bruce Bastin já se encontram em Portugal, devendo no final do mês dar entrada no Museu do Fado, disse fonte ligada ao processo.
"A viagem correu bem, apesar da tempestade que apanhámos, mas chegou tudo em boas condições, são e salvo", disse à Lusa o produtor discográfico José Moças que acompanhou o transporte do espólio de camião desde domingo à noite, de Bexhill-on-Sea (Inglaterra) até Portugal.
No total, o espólio pesa cerca de uma tonelada, devendo ser posteriormente transportado de Torres Vedras, onde se encontra, para o Museu do Fado em Lisboa, onde será conferido por uma comissão de peritos, como estabelece o protocolo de compra assinado entre o Ministério da Cultura, a EGEAC (Empresa municipal de Gestão e Animação Cultural de Lisboa) e o coleccionador.
A comissão é constituída pela directora do Museu da Música, Maria Helena Trindade, e pelo catedrático da Universidade Nova de Lisboa (UNL) António Tilly dos Santos em representação do Ministério da Cultura, os musicólogos Salwa Castel-Branco e Pedro Félix em representação da EGEAC, e José Moças em representação do coleccionador.
A compra do espólio foi assegurada pelo ministério e pela EGEAC com 400.000 euros cada, e o restante garantido por um mecenas que pretende manter o anonimato.
Dos resultados da avaliação depende o cumprimento do protocolo de compra assinado em Dezembro passado no Palácio Foz.
"Caso a avaliação não corresponda ao esperado, o Estado poderá denunciar o protocolo", disse à Lusa fonte ligada ao processo.
O musicólogo José Moças, que desde a primeira hora tem estado ligado a este processo através do coleccionador inglês, disse que os membros da comissão avaliadora "se irão surpreender com o que vão encontrar".
O segundo lote de 3.000 discos, proveniente do Brasil, onde foram encontrados por Moças e adquiridos por Bastin, deverá chegar em Junho, disse à Lusa José Alberto Sardinha, o advogado português do coleccionador.
Segundo José Alberto Sardinha, "tal como o transporte destes primeiros 5.000, também o dos restantes 3.000 discos será às custas de Bruce Bastin".
O espólio foi adquirido por 1,1 milhões de euros que serão pagos de forma faseada até 2009.
Entre as "raridades" encontram-se registadas em 78 rotações as vozes das lendárias Júlia Florista e Júlia Mendes, das mais insignes da tradição fadista, para além de Alfredo Marceneiro, Maria Alice, Maria Silva ou Maria do Carmo Torres.
Segundo o coleccionador, metade dos discos comprados são de fado e os restantes de canções, teatro de revista e até folclore.
NL.
Lusa - 16.01.2008
Post a comment
Your Information
(Name and email address are required. Email address will not be displayed with the comment.)
Comments