Lisboa, 02 Mar (Lusa) - A cantora Dulce Pontes vai actuar no Festival de Zacatecas (norte do México), que decorre de 12 a 28 de Março, e cujo cartaz inclui Bob Dylan, Gloria Gaynor, The Doors, Cesária Évora e Eddi Palmieri, entre outros.
"A voz de Portugal", como diz o programa do Festival, actuará dia 18 de Março, cabendo a primeira parte do espectáculo ao grupo de jazz Vocumeri.
Além da música, o Festival, organizado desde 1986 pelo Instituto Cultural Raices Mexicanas e que decorre num palco instalado na Praça de Armas de Zacatecas, inclui teatro e dança.
Gloria Gaynor actuará um dia antes de Dulce Pontes, seguindo-se o pianista de jazz Eddi Palmieri (dia 20), The Doors (dia 22), Cesária Évora (dia 23) e Bob Dylan (dia 25).
A primeira parte do espectáculo da cabo-verdiana Cesária Évora será preenchida pelos mexicanos Flor y Canto.
O álbum "O coração tem três portas", editado em Novembro de 2006 e descrito pela cantora como "uma viagem à música portuguesa".
Dulce Pontes actuou sábado em Moscovo, pela primeira vez.
A banda que acompanha a cantora ao México é constituída por Óscar Viana (oboé), Amadeu Magalhães (viola braguesa, guitarra acústica, gaita de foles mirandesa e flauta medieval), José Soares (guitarra acústica), Filipe Lucas (guitarra portuguesa), Paulo Feiteira (viola de fado), Beto Betuk (percussão) e David Zacarias (violoncelo e baixo acústico).
"As três portas são a música popular de Portugal, o fado e a música de Coimbra, onde pesquisei mais e fiz umas subtis ligações à música medieval", explicou a cantora.
Entre os temas que interpretará contam-se "O meu menino é de oiro", "Resineiro", ou os fados "Ovelha negra", "Cigano", "Velha tendinha", e "Maldição".
Para o Verão, a artista portuguesa tem agendado espectáculos em Espanha com Estrella Morente, o primeiro dos quais a 17 de Julho em Córdova.
NL. - Lusa
Comments