Lisboa, 05 Mar (Lusa) - O contratenor brasileiro Edson Cordeiro actua pela primeira vez em Portugal em Abril, para apresentar o espectáculo "The woman's voice", em que inclui uma homenagem a Amália Rodrigues.
"Como este show foi feito aqui na Europa já há muito tempo e se chama 'The Woman's Voice' é claro que Amália faz parte porque é uma das vozes de mulher mais importantes da minha vida. Desde criança eu a ouço, e claro que ela está nesse show. Em homenagem a Amália vou cantar alguns fados com piano", disse o contratenor à agência Lusa.
Edson Cordeiro actua na Casa da Música, no Porto, dia 23 de Abril, no Teatro das Figuras, em Faro, no dia 24, no Theatro Circo, em Braga, a 26 e, encerra a digressão em Lisboa, no Teatro S. Luiz, dia 27.
"Fado português" de José Régio e Alain Oulman é um dos temas do repertório de Amália que Cordeiro vai interpretar, acompanhado ao piano por Broder Kuhne.
"Vou ousar cantar o fado. Eu já venho cantando o fado há algum tempo. É preciso deixar claro que eu não sou nem quero ser um cantor de fado, longe disso", disse.
O cantor, que já esteve de férias em Lisboa, contou à Lusa ter ido a casas de fado e visitado a Casa-Museu Amália Rodrigues, que o fascinou: "Amália, para mim é a deusa absoluta, que eu ouço todo o dia, que eu preciso de ouvir todo o dia. É uma música que, só de falar nela me dá emoção".
A digressão em Portugal traz o "gosto" de actuar pela primeira vez para portugueses, mas também para compatriotas que estão a viver em Portugal: "Eu esperei muito por este momento de cantar para o público português, e para o público em geral pois eu sei que também vou ter na plateia espectadores brasileiros".
A extensão da voz de Edson Cordeiro de quatro oitavas foi já apontada como a mais alta entre os contratenores da actualidade.
No seu espectáculo, das cantoras brasileiras, irá cantar temas de Dalva Oliveira, que chegou a actuar em Portugal e fez sucesso com o tema "Abat-jour lilás".
"Eu gosto muito de Dalva de Oliveira, de quem vou cantar 'Um pequenino grão de areia'. Também vou fazer uma homenagem a Yma Sumac, com uma música chamada 'Bo Mambo'", disse.
"Vai ter homenagem a Billie Holiday. E das modernas, também, das cantoras desta geração, vou cantar Madonna, o tema 'Frozen'", acrescentou.
Sendo a primeira vez que actua em Portugal, Edson afirmou: "Tenho só que me cuidar com a emoção… às vezes quando a se quer agradar a gente faz demais, então eu tenho que saber a medida certa".
De Portugal, além de Amália conhece outros nomes, todos ligados ao fado.
"Eu gosto muito do Gonçalo Salgueiro, acho-o um grande fadista, uma grande voz e um grande intérprete. E é claro o que acompanha a minha vida é a Dulce Pontes e a Mariza, também", afirmou.
Edson Cordeiro que já foi cantor de rua em S. Paulo tornou-se conhecido no programa "Boa noite Brasil", de Flávio Cavalcanti na TV Bandeirantes.
Nascido em 1967 em Santo André (Estado de S. Paulo) dos seis aos 16 anos cantou no coro da igreja evangélica frequentada pelos seus pais. Fez teatro infantil e, em 1983, participou na ópera -rock Amapola, de Miguel Briamonte, que mais tarde seria director musical de seus discos.
“O espectáculo que apresento em Portugal vem de uma música que foi composta para mim, para o meu primeiro disco há mais de 15 anos. Chama-se “Voz de mulher”, foi escrita em português e foi feita uma versão em inglês”, explicou.
O seu primeiro álbum, em nome próprio, apareceu em 1994 e desde então saíram cerca de dez álbuns, o último dos quais foi "Contratenor", em 2005.
NL. - Lusa
Recent Comments